As ‘Ilhas Esquecidas’ da Indonésia são um aglomerado de 1.500 atóis escassamente povoados espalhados pelas águas cristalinas. Parte do Triângulo dos Corais que se estende das Filipinas até Timor e à Papua-Nova Guiné, estas ilhas estiveram na mira dos viajantes durante anos, principalmente devido à qualidade dos seus alojamentos. Porém, recentemente, foram criadas novas opções mais económicas para dar a este destino uma economia de turismo viável. Raja Ampat dispõe de vários tipos de casas de família simples onde podemos ficar alojados durante uma visita.
O arquipélago tem mais em comum com as Fiji do que com o resto das ilhas da Indonésia e a hospitalidade é única: uma dança calorosa dá-nos as boas-vindas, seguida de banquetes ao final do dia e de tigelas repletas de kuah (sopa de peixe).
Viaje entre novembro e março, quando as águas são mais tranquilas. Este é um paraíso verdadeiramente inexplorado, sem os preços exorbitantes de outras paragens. As estadias em casas de família têm um custo igual ou pouco superior a 25€.
DETALHES: Voe de Lisboa até Sorong, com escala no Dubai e em Jacarta; depois apanhe um ferry até Waisai (a capital de Raja Ampat).