Home FoodReceitasEntradas LULAS FRITAS COM ESPECIARIAS

LULAS FRITAS COM ESPECIARIAS

por Food and Travel Portugal
LULAS FRITAS COM ESPECIARIAS

Para 4-6 doses

INGREDIENTES:

500g de lulas
150ml de leite, para demolhar
um pedaço de gengibre de 5cm, descascado e ralado
1 malagueta vermelha, sem sementes e picada
3 colheres de sopa de farinha de arroz
3 colheres de chá de mistura de sal e pimenta (ver receita, a seguir)
óleo vegetal para fritar
folhas de coentro picadas grosseiramente para decorar
fatias de lima para decorar
termómetro de alimentos


PREPARAÇÃO:

Use uma faca afiada para marcar a parte de dentro das lulas num padrão cruzado, certificando-se de que não corta completamente. De seguida, corte a lula em pedaços de 3cmx5cm. Demolhe as lulas no leite pelo menos durante 1 hora para ficarem macias.

Quando estiver pronto para cozinhar, retire as lulas do leite e seque-as com papel de cozinha. Coloque o gengibre, a malagueta vermelha, a farinha de arroz, o sal e a pimenta numa tigela e misture. Adicione as lulas à tigela e mexa para que os pedaços fiquem bem cobertos.

Encha ¼ de um wok com óleo vegetal e aqueça em lume médio-alto até 180°C. Sacuda o excesso de farinha dos pedaços de lula e adicione-os cuidadosamente ao óleo quente. Cozinhe por 1 minuto, retire com uma escumadeira e escorra bem em papel de cozinha.

Sirva decorado com coentros e fatias de lima.


MISTURA DE SAL E PIMENTAS

1 colher de sopa de sementes de coentros
2 colheres de chá de cominho em grão
2 colheres de chá de sementes de funcho
5 estrelas de anis
½ colher de chá de pimenta branca em grão
½ colher de chá de pimenta preta em grão
1 colher de chá de açafrão em pó
1 pitada de piripiri em flocos
3 colheres de sopa de sal grosso
moinho de especiarias

Esta mistura de especiarias secas pode ser usada para temperar frango, peixe ou marisco. Coloque todos os ingredientes, exceto o sal, numa frigideira seca em lume médio e frite por 2-3 minutos, até ficar perfumado. Mantenha as especiarias em movimento na frigideira para não queimarem.

Transfira tudo para um moinho de especiarias ou almofariz e triture para obter um pó relativamente fino: é bom se houver um pouco de textura, mas não queremos grandes pedaços de especiarias.

Adicione os flocos de sal. Esta mistura de especiarias manter-se-á num recipiente hermético por algumas semanas. Coloque a mistura numa frigideira e m lume médio-alto antes de usar.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais