Para 35 unidades (70 discos)
Deixe a mistura dos macarons assentar 2 minutos antes de prepará-los. É importante não mexer demais senão os macarons não crescem.
INGREDIENTES
Para os macarons de chocolate
330g de açúcar em pó
320g de amêndoas moídas
250g de claras (cerca de 10 ovos) divididas em duas tigelas
15g de cacau em pó
330g de açúcar refinado
1 pitada de cremor tártaro (encontra-se em lojas de artigos para confecção de bolos decorados e serve para estabilizar as claras batidas. Pode substituir por 1 colher de café de sumo de limão)
Corante alimentar castanho à base de óleo (opcional)
Para o recheio de ganache de chocolate
360g de chocolate negro em pedaços
270g de natas para bater
20g de cacau em pó
1⁄2 colher de sopa de sal marinho
Termómetro de açúcar
Saco de pasteleiro
PREPARAÇÃO
Para fazer os macarons, pré-aqueça o forno a 150ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Moa o açúcar com as amêndoas numa picadora até transformar tudo em farinha e peneire para uma tigela. Adicione metade das claras e o cacau em pó e misture para criar a pasta de amêndoa e chocolate.
Numa panela pequena, em lume médio, faça um xarope aquecendo 85ml de água com o açúcar a 118ºC. Quando começar a ferver, é hora de bater as claras e o cremor tártaro até formar picos firmes. Quando o xarope de açúcar atingir a temperatura certa junte-o aos poucos às claras continuando a batê-las, tentando não tocar com o xarope nas varinhas. Adicione uma pequena quantidade de corante castanho até atingir uma cor escura. Continue sempre a bater o merengue até atingir cerca de 50ºC. Passe metade do merengue para a tigela da pasta de amêndoa e misture levemente. Depois, junte o restante merengue misturando até obter uma massa elástica e brilhante.
Transfira o preparado para um saco de pasteleiro com um bocal liso, faça discos de 3 cm no tabuleiro forrado e leve ao forno 15 minutos. Para testar se os macarons estão prontos, mova um disco de um lado para o outro, delicadamente. Se estiver firme e ligeiramente agarrado ao tabuleiro está pronto para sair do forno. Deixe arrefecer completamente.
Para o recheio de ganache, coloque o chocolate negro numa tigela. Numa panela média junte as natas, o cacau e o sal em lume médio até levantar fervura. Verta o preparado sobre o chocolate negro e misture até obter um creme homogéneo e brilhante. Tape a ganache com película aderente e deixe à temperatura ambiente durante 2 horas para adquirir uma consistência de recheio (este tempo varia de acordo com a temperatura ambiente – a consistência deve ser firme, mas moldável).
Passe a ganache para um saco de pasteleiro com um bocal liso de 1cm. Vire para cima metade dos discos e se estes tiverem tamanhos diferentes, procure juntá-los em pares semelhantes. Meta o recheio num dos discos do par. Coloque o outro disco por cima e pressione levemente.
Estes macarons podem ser guardados no frigorífico mais de 4 dias.
Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si