Completo e versátil, o Manual pretende ser um instrumento de apoio para a prática da agricultura biológica na cidade de Cascais.
O “Manual das Hortas Comunitárias de Cascais” foi lançado pela Cascais Ambiente, no âmbito do projeto Terras de Cascais de promoção da agricultura urbana. O objetivo é compilar e complementar a informação teórica e prática lecionada na formação de Agricultura Biológica, que decorre quatro vezes por ano nesta cidade.
São abordadas as técnicas da rotação e consociação de culturas, assim como, a instalação das infraestruturas ecológicas (bordadura com plantas perenes aromáticas).
Ensina o horticultor a planear a sua parcela, cavá-la e preparar os canteiros de plantação e a identificar as ferramentas apropriadas a cada tarefa e como utilizá-las.
É, ainda, abordado o conceito de fertilidade do solo e como fertilizar em agricultura biológica, seguido da compostagem e vermicompostagem.
No final, são abordadas as pragas e doenças, onde o horticultor fica a conhecer os animais (acima de tudo insetos) e plantas auxiliares que contribuem para limitação natural dessas mesmas pragas e doenças, ou seja, a importância da biodiversidade na horta (ex. a joaninha que caça piolhos).
Ainda no tema das pragas e doenças, o manual revela os produtos que podem ser utilizados para a prevenção das várias doenças e tratamento da maioria das pragas, em modo biológico, quer sejam de compra ou preparados caseiros (ex. chá de cavalinha, decocção de cravo-túnico ou maceração de arruda).
O Manual das Hortas Comunitárias de Cascais é versátil na aplicação dos conhecimentos uma vez que está desenhado para o cultivo de uma parcela de 30m2 em Cascais (solo e clima específicos), mas com a informação necessária para a adaptação a outras escalas de produção, com clima e solos diferentes, o que o torna numa ferramenta de serviço a todas os interessados que pretendam cultivar em modo biológico, dentro e fora de Cascais.
Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em foodandtravelportugal.pt.