Home FoodBreves O BOLO DO CACO – QUINTA DO FURÃO, MADEIRA

O BOLO DO CACO – QUINTA DO FURÃO, MADEIRA

por Food and Travel Portugal
O BOLO DO CACO – QUINTA DO FURÃO, MADEIRA

O bolo do caco é um dos produtos mais típicos da ilha da Madeira, hoje popularizado em todo o país. Os pequenos pães são habitualmente cozinhados de forma industrial, mas muitos madeirenses fazem-nos ainda de forma tradicional.

Na Quinta do Furão, em Santana, localidade conhecida pelo colorido das suas casas antigas, Assunta Noite explica-nos como se faz o bolo do caco. “A receita é simples: junta-se farinha, batata-doce cozida e depois esmagada, fermento de padeiro, água e sal. Depois de tudo misturado, a massa deverá fermentar por cerca de duas a três horas”. A seguir, divide-se a massa em várias partes – cada uma delas vai dar um bolo – e leva-se ao lume, a cozer em peças lisas feitas de barro da ilha ou em pedras de basalto (os chamados cacos que dão nome ao bolo), aquecidas previamente sobre as brasas de uma fogueira.

Primeiro de um lado, depois do outro, até os bolos ficarem com os lados tostados e prontos a comer. Normalmente comem-se quentes, como entrada, barrados com manteiga de alho. Hoje em dia, são utilizados em muitos restaurantes – na Madeira e no continente – para fazer saborosas sanduiches com recheios que vão desde os bifes ou iscas de vaca aos filetes de peixe-espada, por exemplo.

Para mais artigos sobre o mundo da gastronomia e do turismo, faça já a sua assinatura Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais