Home Enoturismo O VINHO GRUTA DAS TORRES 2018 NASCE DO VULCÃO DA ILHA DO PICO

O VINHO GRUTA DAS TORRES 2018 NASCE DO VULCÃO DA ILHA DO PICO

por Food and Travel Portugal
O VINHO GRUTA DAS TORRES 2018 NASCE DO VULCÃO DA ILHA DO PICO

A Picowines (Cooperativa Vitivinícola do Pico) acaba de lançar o seu novo vinho Gruta das Torres Arinto dos Açores 2018 que estagiou no interior da terra, a 17 metros de profundidade. Com uma edição limitada de 1183 garrafas, este é o primeiro vinho que amadureceu durante 15 meses no fundo da Gruta das Torres, o maior tubo lávico conhecido em Portugal, sendo classificado como Monumento Natural do Parque Natural do Pico.

Num cenário que reflete a singularidade da Ilha do Pico, o vinho Gruta das Torres surge de uvas selecionadas de vinhas centenárias, exclusivamente da casta Arinto dos Açores, localizadas na freguesia da Criação Velha, a cerca de 420 metros do mar. Após o processo de desengace, permaneceu dois dias em maceração a frio e fermentou com leveduras indígenas num balseiro de carvalho francês de 5.000 litros. Estagiou sobre borras finas durante 7 meses e foi engarrafado em maio de 2019, seguindo-se o desafio de envelhecimento em garrafa na Gruta das Torres – tubo lávico com 1.500 anos – durante 15 meses a 17 metros de profundidade, a uma temperatura constante de 15ºC, com uma humidade de 90% e numa total escuridão.

De cor amarelo-esverdeado, o Gruta das Torres é um vinho que envolve frutas frescas como a toranja, araçá e lima onde aparecem algumas notas de pólvora e enxofre, algas e maresia. Apresenta um perfil muito mineral, reflexo da alimentação de minerais que brilham na gruta pelas raízes das videiras. De boca equilibrada, revela-se em vários estratos, começando pela dominante frescura, seguindo-se uma prova muito cheia e envolvente, para terminar num final inesperadamente longo e com uma salinidade vigorosa.

Fruto da riqueza natural do vulcão, Gruta das Torres é um vinho de grande complexidade numa relação magnética e romântica de um terroir ímpar, perfeito para acompanhar mariscos, sushi, pratos de peixe fresco ou cozidos e queijos de pasta mole com sabor mais intenso.

Juntamente com o vinho, encontra-se um voucher com uma entrada para visitar a Gruta das Torres, com o objetivo de viver e sentir a conexão entre o vinho e a própria gruta na idílica Ilha do Pico. O vinho Gruta das Torres 2018, com um PVP recomendado entre 35€ e 40€, pode ser encontrado nas principais garrafeiras do país.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais