Home Food PANNA COTTA DE CHOCOLATE NEGRO

PANNA COTTA DE CHOCOLATE NEGRO

by Food and Travel Portugal
PANNA COTTA DE CHOCOLATE NEGRO

Para 8 doses

É um desafio cozinhar e criar sobremesas para quem é intolerante à lactose e ao trigo. Aqui, o chef Luke Thomas traz esta deliciosa panna cotta feita com leite de soja e uma compota de cereja no topo. Adicionamos nougatine de avelã para um crocante extra.

INGREDIENTES

Para a panna cotta
250g de chocolate negro (70%) picado finamente
7 folhas de gelatina
800ml de leite de avelã ou soja
100g de açúcar
1 vagem de baunilha (miolo)
Para a compota de cereja
350g de cerejas frescas ou congeladas
3 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de vinho do porto ruby
Casca de uma laranja
½ vagem de baunilha inteira
Para a nougatine de avelã
150g de açúcar
100g de avelãs torradas

8 ramekins de 175ml ou formas de metal, ligeiramente lubrificados com óleo de girassol


PREPARAÇÃO

Para fazer a panna cotta, coloque o chocolate cortado numa taça à prova de calor e reserve. Numa outra taça, mergulhe as folhas de gelatina em água fria durante 10 minutos para amolecerem. Coloque o leite de avelã, o açúcar, a baunilha e uma pitada de sal numa panela em lume médio, até ferver. Despeje este creme quente sobre o chocolate cortado e bata até obter uma mistura aveludada e o chocolate derreter por completo.

Escorra a gelatina, enxugue levemente com uma toalha de papel para remover o excesso de água e adicione-a ao leite com chocolate. Bata até derreter e formar um creme homogéneo. Divida a mistura pelos ramekins e deixe arrefecer. Cubra com película aderente e deixe no frigorífico pelo menos 4 horas, para assentar.

Para fazer a compota de cereja, coloque todos os ingredientes numa panela em lume baixo/médio e cozinhe até engrossar. Remova a casca da laranja e a vagem de baunilha e deixe arrefecer.

Para fazer a nougatine de avelã, coloque o açúcar numa panela ou frigideira de fundo pesado sobre um lume baixo a médio. Adicione 1 colher de sopa de água e dissolva o açúcar sem mexer. Deixe ferver e continue a cozinhar até que
o açúcar se torne um caramelo cor de âmbar. Retire do lume, se necessário, para garantir que o caramelo cozinha uniformemente.

Adicione as avelãs torradas, mexa para as revestir bem com o caramelo e despeje numa folha de papel vegetal ou tapete de silicone antiaderente. Deixe arrefecer completamente antes de desfazer num processador de alimentos ou com um rolo de massa.

Para servir, mergulhe rapidamente os ramekins, um de cada vez, numa taça de água quente e desenforme as panna
cotta
em pratos de sobremesa. Sirva com uma boa colher de compota de cereja e polvilhe com o nougatine de avelã.

Para mais receitas adquira já a Food and Travel Portugal, à venda num quiosque perto de si!

Veja outros artigos