Home Food PANQUECAS DE RAVELLO

PANQUECAS DE RAVELLO

por Food and Travel Portugal
PANQUECAS DE RAVELLO

Para 12 doses (faz 2 travessas de lasanha de 20cm x 35cm)

Este prato é tradicionalmente servido como uma entrada em Ravello, mas satisfaz o suficiente para ser um prato principal. As salsichas italianas não contêm pão ou farinha – se não estiverem disponíveis, tente usar salsichas artesanais sem glúten. Para uma versão vegetariana, substitua a carne por espinafre cozido. Um truque italiano para fritar panquecas: corte uma batata pequena ao meio e espete um garfo no lado arredondado. Mergulhe o lado plano em óleo de girassol e use-o para criar uma fina camada de óleo ao redor da frigideira. Se congelar um destes pratos, deixe descongelar no frigorífico durante a noite antes de cozinhar. Depois, leve ao forno.

INGREDIENTES:

Para o recheio
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 cebola branca picada
400g de salsichas de boa qualidade
75ml de vinho branco
400g de ricotta
100g de fiambre
75g parmesão ou Grana Padano, ralado
200g mozzarella ou scamorza fumada, picada em cubos de 1cm
2 ovos grandes
Para as panquecas
4 ovos
200g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite
400ml de leite integral
óleo de girassol para fritar


PREPARAÇÃO:

Comece por fazer o recheio. Aqueça o azeite numa frigideira grande antiaderente e frite a cebola em lume médio, 5 a 7 minutos, até ficar macia. Adicione um toque de pimenta preta. (Acrescente um pouco de sal, depois, se necessário, se as salsichas não forem muito salgadas.) Abra as salsichas e retire a carne. Desfaça a carne de salsicha na panela com uma
colher de pau. Cozinhe até dourar.

Despeje o vinho e deixe reduzir por alguns minutos. Retire a panela do lume e espalhe a carne num prato grande ou travessa para arrefecer e, em seguida, misture os restantes ingredientes do recheio.

Enquanto isso, faça as panquecas. Numa taça, bata os ovos e a farinha em conjunto e adicione gradualmente os ingredientes restantes, juntando uma colher de chá de sal e usando um batedor elétrico ou um liquidificador para obter uma massa muito lisa.

Aqueça um pouco de óleo de girassol numa frigideira antiaderente de 25cm e use 5 colheres de sopa de massa por panqueca (deve obter 12 panquecas).

Frite as panquecas, virando-as quando um dos lados estiver dourado, e empilhe-as num prato. Tire-as uma a uma e coloque 100g de recheio em cada, deixando uma margem de 2cm a toda a volta. Enrole-as e corte-as ao meio. Unte generosamente com manteiga as travessas de lasanha e coloque cada espiral na vertical com o lado cortado para cima, esmagando-as ligeiramente para que fiquem de pé.

Leve ao forno por 20 a 25 minutos ou até dourar e ficar crocante por cima. Retire do forno e deixe repousar por cerca de 10 minutos, ou estarão muito quentes para comer. Se está a servir as panquecas como prato principal, experimente acompanhá-las com brócolos salteados, folhas de acelga ou espinafre.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais