Home Food PÃO DE NECTARINA REGADO COM CARAMELO E LABNA DOCE

PÃO DE NECTARINA REGADO COM CARAMELO E LABNA DOCE

por Food and Travel Portugal
PÃO DE NECTARINA REGADO COM CARAMELO E LABNA DOCE

Para 4 doses

INGREDIENTES:

Para a labna doce
300ml de iogurte natural
1 colher de sopa de açúcar em pó
1 colher de sopa de aguardente (ou outra bebida alcoólica destilada) de pêssego
Para o pão achatado
125g de farinha
1½ colher de chá de fermento seco
½ colher de chá de açúcar
½ colher de chá de sal
15g de óleo de coco, mais um pouco para pincelar
3 nectarinas maduras, cortadas em cunhas
Para o caramelo de coco
125g de açúcar
75ml de aguardente (ou outra bebida alcoólica destilada) de pêssego
15g de óleo de coco


PREPARAÇÃO:

Coloque o iogurte num passador forrado com musselina sobre uma taça para libertar o líquido e coloque no frigorífico durante a noite. Para fazer a labna doce, coloque os sólidos que permaneceram no passador forrado numa taça e misture o açúcar em pó e a bebida de pêssego.

Coloque a farinha, o fermento, o açúcar e o sal noutra taça e misture. Coloque o óleo de coco num copo de medição e despeje água a ferver suficiente para o derreter. Adicione água fria suficiente para chegar a 100ml, junte à mistura de farinha e amasse.

Certifique-se de que os lados da taça estão limpos antes de transferir para uma superfície e amassar durante cerca de 3 minutos até a massa ficar lisa e elástica. Coloque de volta na taça, cubra com película aderente e deixe a descansar num lugar quente por cerca de 45 a 60 minutos, até dobrar de tamanho. Transfira a massa para uma superfície e amasse por um minuto.

Pressione num tabuleiro retangular forrado, de 16x24cm. Corte as nectarinas em oito fatias (sem as descascar) e coloque em cima da massa, algumas com a pele para cima e outras com a parte cortada para cima. Cubra com um pano limpo e deixe a descansar de novo num local livre de correntes de ar por cerca de 1 hora, até que a massa tenha inchado ao redor da fruta.

A meio do processo de confeção, pré-aqueça o forno a 220°C. Quando a massa dobrar de tamanho, pincele-a entre as nectarinas com um pouco de óleo de coco. Leve ao forno por 20-30 minutos.

Para o caramelo de coco, coloque o açúcar e 100ml de água numa panela média. Dissolva suavemente o açúcar, aumente o lume e deixe ferver o açúcar para obter um caramelo dourado. Retire do lume, adicione a bebida de pêssego e o óleo de coco e agite para derreter. Regue o pão achatado e sirva com o labna doce.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais