Home FoodReceitasAcompanhamentos PÃO DE NOZES E QUEIJO STILTON

PÃO DE NOZES E QUEIJO STILTON

por Food and Travel Portugal
PÃO DE NOZES E QUEIJO STILTON

O intenso queijo azul é complementado perfeitamente por uma generosa quantidade de nozes crocantes neste pão de estilo campestre.

INGREDIENTES

500g de farinha de trigo branca, mais extra para polvilhar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
100g de nozes em pedaços
200g de queijo Stilton ou outro queijo azul desfeito
400ml de buttermilk

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 200°C e forre um tabuleiro grande com papel vegetal. Coloque a farinha, 1 colher de chá de sal fino e o bicarbonato de sódio numa tigela grande e misture bem.

Adicione as nozes e o queijo e mexa delicadamente. Faça um buraco no centro da mistura e despeje metade do buttermilk.
Usando os dedos de uma mão (ou uma faca de lâmina redonda e depois os dedos), puxe a farinha para o buttermilk.

Continue a adicionar o buttermilk até que toda a farinha tenha sido incorporada e tenha uma massa pegajosa (pode não precisar de todo o buttermilk, pois diferentes marcas de farinha absorvem diferentes quantidades de líquido).

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, molde em forma de bola e achate ligeiramente. Coloque no tabuleiro preparado. Use uma faca grande e afiada para marcar o pão em quatro, cortando profundamente a massa, mas não até ao fim.

Polvilhe o topo do pão com farinha. Leve ao forno por 30-35 minutos até que o pão esteja dourado e soe a oco quando batido na base. Pode cortar cuidadosamente numa das divisões para ver se o interior está cozido; se não, coloque o pão de volta no forno por 5 minutos.

Transfira o pão para uma grade de arame e deixe arrefecer completamente. É melhor comê-lo no dia em que é feito, ou pelo menos terminar dentro de um dia ou dois. Também congela bem.

Receita publicada na edição de janeiro/fevereiro 2019.

RECEITAS E FOTOGRAFIAS DO LIVRO A BAKER’S LIFE DE PAUL HOLLYWOOD, FOTOGRAFIAS DE MARTIN POOLE
(BLOOMSBURY).

Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em  foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais