Home Food PÃO PARA TODOS

PÃO PARA TODOS

por Food and Travel Portugal
PÃO PARA TODOS

Atenta às novas tendências do mercado, surge o Sporty, um pão 100% integral, com ingredientes como o trigo-sarraceno, a espelta, as sementes de girassol e de linhaça, milho e flocos de aveia. Com alto teor em fibra, o Sporty ajuda a regular o metabolismo e é um pão indicado para desportistas, uma vez que inclui a gordura insaturada que ajuda a controlar o desgaste físico e a ajustar os níveis de concentração. Pode encontrar o Sporty em padarias e nos supermercados Pingo Doce e em diferentes formatos: bola, cacete e pão de forma.

Mas há mais pão! Em Lisboa, mais precisamente, em Alcântara, já pode encontrar aquele pão igual ao que a avó fazia, lá na terra. A Gleba (gleba-nossa.pt) é uma padaria que procura o retorno às origens, aos cereais cultivados nos nossos solos, com variedades antigas e sustentáveis. Desde a moagem da farinha num moinho produzido no concelho de Santarém, à cozedura num forno construído em Águeda, passando pela amassadura numa amassadeira produzida em Lourel e chegando ao ‘descanso’ em cestos de Barcelos, a preocupação é transformar cereais num pão saboroso, saudável e com personalidade. Para os principiantes ficam três sugestões: a broa de milho “pigarro” do Minho, o pão de centeio verde de Trás-os-Montes e o pão de trigo “barbela”.

 

Este artigo foi publicado na edição de setembro/outubro de 2017 da revista Food and Travel Portugal.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais