Home FoodReceitasEntradas PÃO PITA COM OVOS DE CODORNIZ PANADOS E MOLHO DE HORTELÃ E IOGURTE

PÃO PITA COM OVOS DE CODORNIZ PANADOS E MOLHO DE HORTELÃ E IOGURTE

por Food and Travel Portugal
PÃO PITA COM OVOS DE CODORNIZ PANADOS E MOLHO DE HORTELÃ E IOGURTE

Para 4 doses

Esta receita vai produzir uma quantidade de dukkah maior do que a que vai utilizar, mas é impossível fazer menos. Aproveite esta mistura de especiarias e sementes nascida no Egito para polvilhar saladas ou vegetais assados, mantendo-a no frigorífico.

INGREDIENTES:

12 ovos de codorniz
2 colheres de sopa de azeite
2 pães pita
Coentros para decorar
Para o molho
170g de iogurte grego
1 dente de alho esmagado
1 punhado de hortelã picada
Para o dukkah
50g de avelãs
40g de sementes de sésamo
1 ½ colher de sopa de sementes de coentro
1 colher de sopa de cominhos
1 colher de chá de paprika
Para a salada
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola-roxa picada
150g de chouriço picante cortado em cubos
12 tomates-cereja cortados em metades
400g de grão em lata, escorrido
4 punhados de espinafre bebé


PREPARAÇÃO:

Para fazer o molho, misture o iogurte, o alho e a hortelã numa tigela pequena. Tempere com sal marinho e pimenta preta recém-moída e reserve.

Para fazer o dukkah, toste as avelãs numa frigideira seca, em lume brando, 1-2 minutos, até ficarem douradas. Retire da frigideira e repita com as sementes de sésamo.

Coloque as nozes e as sementes num processador de alimentos (ou use um almofariz). Toste as sementes de coentro e de cominho 1-2 minutos, até sentir os aromas. Junte à mistura de avelã e moa até obter uma mistura grossa, pois se moer demasiado ganha oleosidade. Tempere com uma colher de chá de sal marinho e pimenta preta a gosto. Junte a paprika e transfira para uma tigela grande.

Leve uma panela de água a ferver e cozinhe os ovos de codorniz durante 2 minutos. Retire do lume, arrefeça em água fria e depois remova cuidadosamente a casca. Com delicadeza, mergulhe os ovos num recipiente contendo uma colher de sopa de azeite e passe-os pelo dukkah até ficarem cobertos. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 190 °C. Para fazer a salada, aqueça o azeite numa frigideira em lume brando e adicione a cebola e o chouriço. Deixe fritar 2-3 minutos, até o chouriço começar a libertar a sua cor no azeite. Acrescente os tomates e cozinhe mais 3-4 minutos, até que as bordas comecem a murchar. Junte o grão e cozinhe mais 2-3 minutos.

Adicione o espinafre e mexa até que fique murcho. Tempere com sal marinho e pimenta preta.

Enquanto isso, divida os pães pita horizontalmente, pincele com o restante azeite e leve ao forno 5 minutos até ficarem crocantes e dourados.

Divida a salada de grão pelos 4 pães pita. Abra ao meio os ovos de codorniz e espalhe por cima do grão. Verta o molho de iogurte e decore com os raminhos de coentro. Sirva de imediato.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais