Home Travel48 horas PARA CONHECER EM 48 HORAS… CANTUÁRIA

PARA CONHECER EM 48 HORAS… CANTUÁRIA

por Food and Travel Portugal
PARA CONHECER EM 48 HORAS… CANTUÁRIA

Anna Berril calça os ténis e inicia a sua peregrinação por esta estimulante cidade inglesa do condado de Kent, através das suas ruínas romanas, da catedral clássica, dos parques verdejantes e do sugestivo cenário gastronómico.

Fotografias: Lweendo Emmanuel Photography; The Bristish Tourist Authority; Canterbury-cathedral.org;canterbury.co.uk

PORQUÊ IR?

Repleta de história e com uma grandiosidade eclesiástica, a Cantuária está no topo da lista das cidades-catedrais de Inglaterra.

Situada na cordilheira de North Downs, no condado de Kent, a apenas dez minutos da costa, o seu centro possui um aglomerado de ruas estreitas com jardins bonitos e um anel de muralhas, cujas pedras poderiam contar a história do assassinato do Arcebispo Thomas Becket, em 1170.

Porém, a Cantuária não é só uma ode ao passado e aos contos de Chaucer, graças ao seu centro animado, às suas três universidades e ao cenário gastronómico fumegante, com ingredientes vindos dos campos que a rodeiam.

O QUE FAZER?

A Cantuária tem muito para dar a provar aos seus visitantes. Entre pelo Westgate, do século XIV, o maior portão medieval de Inglaterra, e admire a melhor vista sobre a cidade. Enquanto a sua Catedral é considerada uma das mais bonitas da Europa, a Abadia St. Augustine e a Igreja St. Martin – que, juntamente com a Catedral, formam um local Património Mundial da Unesco – têm muito menos turistas e podem ser visitadas com tempo e tranquilidade.

Os Westgate Parks westgateparks.co.uk seguem o Rio Great Stour, que serpenteia ao longo da paisagem e cria trilhos na sua margem. Vagueie pelos jardins maravilhosos e pelos prados verdejantes, onde não faltam locais sossegados para fazer um piquenique ou ler um livro. Ao final do dia, assista a um espetáculo no Marlowe Theatre marlowetheatre.com – um dos mais famosos teatros históricos de Inglaterra – inaugurado antes da Primeira Guerra Mundial.

ONDE FICAR?

Não se deixe enganar pela localização do The Corner House cornerhouserestaurants.co.uk à beira da estrada, uma vez que os quartos grandes, a decoração inspirada no período da dinastia Tudor e o restaurante excelente farão a sua reserva valer a pena – assim como os croissants frescos entregues à porta do seu quarto todas as manhãs.

Para uma estadia confortável a poucos metros da catedral, o ABode abodecanterbury.co.uk é difícil de superar. Fuja da movimentação da cidade e albergue-se num dos quartos artísticos do B&B The Duke William thedukewilliamickham.com, do chef Mark Sargeant, em Ickham and Well. A área exterior é bastante atraente, por isso peça um banco para se sentar no jardim e provar as cervejas artesanais à disposição.

ONDE COMER E BEBER?

Situado num armazém de mercadorias de 1830, o mercado e restaurante Goods Shed thegoodsshed.co.uk é onde a alcunha de Kent como “Jardim da Inglaterra” começa a fazer sentido. Usando os produtos vindos do mercado, no andar de baixo (que também merece a sua visita, devido ao seu borrego espetacular, à sidra, ao óleo de cobnut – semelhante à avelã – e ao pão da padaria de Enzo), este restaurante decorado com tijolos expostos, janelas vitorianas e mesas de madeira, serve alabote cru, marinado com pepino em conserva, e blinis (espécie de mini panqueca) de trigo sarraceno, frango assado – uma mistura de carne suculenta e saborosa com pele crocante – e sobremesas, como o pudim de maçã com leitelho, que aconchegam o estômago.

Aqui perto, o Wild Goose wildgoosefood.com é ideal para uma extravagância na lista das bebidas – comece pelo Gosling Martini, uma mistura de Sipsmith Gin, vermute Dolin Dry, flor de sabugueiro e lima. Tome um brunch no Kitch Café kitchcafe.co.uk – o salmão e as panquecas caseiras são deliciosos, ou vá até ao Pork & Co porkandco.co.uk para experimentar a carne de porco desfiada, assada durante 14 horas, com molho de maçã.

A FICAR SEM TEMPO?

Dirija-se ao Canterbury Castle um dos castelos mais antigos da Grã-Bretanha, situado a poucos metros da estação de Canterbury East. Construído por William, o Conquistador, em 1070, este monumento está rodeado de relvados majestosos, ideais para descansar ao sol.

Dica de viagem

Para criar o seu próprio conto da Cantuária, marque uma viagem pelos caminhos de água com a Canterbury Historic River Tours, canterburyrivertours.co.uk – uma forma criativa de absorver a paisagem dos Waterside Gardens, a catedral e a Greyfriars Chapel. Ou vá de barco pelo rio Great Stour, com a Westgate Punts canterburypunts.uk para uma experiência mais exclusiva (a partir de 13€).

Informação de viagem
A moeda utilizada é a libra e o fuso horário é o mesmo que Portugal. O tempo de viagem desde Lisboa é de cerca de 5 horas.
Fontes de Informação
Visit Canterbury é o departamento oficial de turismo local e o seu website oferece informações úteis para o planeamento da sua viagem. canterbury.co.uk

Leitura adicional
Murder in the Cathedral por TS Eliot (Bertrand, 12€) retrata, em verso, o evento que fez da Cantuária a cidade inglesa mais famosa para peregrinações: o assassinato de Thomas Becket.

Artigo publicado na edição de março/abril 2019.

Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em  foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais