Anna Berril calça os ténis e inicia a sua peregrinação por esta estimulante cidade inglesa do condado de Kent, através das suas ruínas romanas, da catedral clássica, dos parques verdejantes e do sugestivo cenário gastronómico.
Fotografias: Lweendo Emmanuel Photography; The Bristish Tourist Authority; Canterbury-cathedral.org;canterbury.co.uk



PORQUÊ IR?
Repleta de história e com uma grandiosidade eclesiástica, a Cantuária está no topo da lista das cidades-catedrais de Inglaterra.
Situada na cordilheira de North Downs, no condado de Kent, a apenas dez minutos da costa, o seu centro possui um aglomerado de ruas estreitas com jardins bonitos e um anel de muralhas, cujas pedras poderiam contar a história do assassinato do Arcebispo Thomas Becket, em 1170.
Porém, a Cantuária não é só uma ode ao passado e aos contos de Chaucer, graças ao seu centro animado, às suas três universidades e ao cenário gastronómico fumegante, com ingredientes vindos dos campos que a rodeiam.
O QUE FAZER?
A Cantuária tem muito para dar a provar aos seus visitantes. Entre pelo Westgate, do século XIV, o maior portão medieval de Inglaterra, e admire a melhor vista sobre a cidade. Enquanto a sua Catedral é considerada uma das mais bonitas da Europa, a Abadia St. Augustine e a Igreja St. Martin – que, juntamente com a Catedral, formam um local Património Mundial da Unesco – têm muito menos turistas e podem ser visitadas com tempo e tranquilidade.
Os Westgate Parks westgateparks.co.uk seguem o Rio Great Stour, que serpenteia ao longo da paisagem e cria trilhos na sua margem. Vagueie pelos jardins maravilhosos e pelos prados verdejantes, onde não faltam locais sossegados para fazer um piquenique ou ler um livro. Ao final do dia, assista a um espetáculo no Marlowe Theatre marlowetheatre.com – um dos mais famosos teatros históricos de Inglaterra – inaugurado antes da Primeira Guerra Mundial.



ONDE FICAR?
Não se deixe enganar pela localização do The Corner House cornerhouserestaurants.co.uk à beira da estrada, uma vez que os quartos grandes, a decoração inspirada no período da dinastia Tudor e o restaurante excelente farão a sua reserva valer a pena – assim como os croissants frescos entregues à porta do seu quarto todas as manhãs.
Para uma estadia confortável a poucos metros da catedral, o ABode abodecanterbury.co.uk é difícil de superar. Fuja da movimentação da cidade e albergue-se num dos quartos artísticos do B&B The Duke William thedukewilliamickham.com, do chef Mark Sargeant, em Ickham and Well. A área exterior é bastante atraente, por isso peça um banco para se sentar no jardim e provar as cervejas artesanais à disposição.
ONDE COMER E BEBER?
Situado num armazém de mercadorias de 1830, o mercado e restaurante Goods Shed thegoodsshed.co.uk é onde a alcunha de Kent como “Jardim da Inglaterra” começa a fazer sentido. Usando os produtos vindos do mercado, no andar de baixo (que também merece a sua visita, devido ao seu borrego espetacular, à sidra, ao óleo de cobnut – semelhante à avelã – e ao pão da padaria de Enzo), este restaurante decorado com tijolos expostos, janelas vitorianas e mesas de madeira, serve alabote cru, marinado com pepino em conserva, e blinis (espécie de mini panqueca) de trigo sarraceno, frango assado – uma mistura de carne suculenta e saborosa com pele crocante – e sobremesas, como o pudim de maçã com leitelho, que aconchegam o estômago.
Aqui perto, o Wild Goose wildgoosefood.com é ideal para uma extravagância na lista das bebidas – comece pelo Gosling Martini, uma mistura de Sipsmith Gin, vermute Dolin Dry, flor de sabugueiro e lima. Tome um brunch no Kitch Café kitchcafe.co.uk – o salmão e as panquecas caseiras são deliciosos, ou vá até ao Pork & Co porkandco.co.uk para experimentar a carne de porco desfiada, assada durante 14 horas, com molho de maçã.
A FICAR SEM TEMPO?
Dirija-se ao Canterbury Castle um dos castelos mais antigos da Grã-Bretanha, situado a poucos metros da estação de Canterbury East. Construído por William, o Conquistador, em 1070, este monumento está rodeado de relvados majestosos, ideais para descansar ao sol.
Dica de viagem
Para criar o seu próprio conto da Cantuária, marque uma viagem pelos caminhos de água com a Canterbury Historic River Tours, canterburyrivertours.co.uk – uma forma criativa de absorver a paisagem dos Waterside Gardens, a catedral e a Greyfriars Chapel. Ou vá de barco pelo rio Great Stour, com a Westgate Punts canterburypunts.uk para uma experiência mais exclusiva (a partir de 13€).
Informação de viagem
A moeda utilizada é a libra e o fuso horário é o mesmo que Portugal. O tempo de viagem desde Lisboa é de cerca de 5 horas.
Fontes de Informação
Visit Canterbury é o departamento oficial de turismo local e o seu website oferece informações úteis para o planeamento da sua viagem. canterbury.co.uk
Leitura adicional
Murder in the Cathedral por TS Eliot (Bertrand, 12€) retrata, em verso, o evento que fez da Cantuária a cidade inglesa mais famosa para peregrinações: o assassinato de Thomas Becket.
Artigo publicado na edição de março/abril 2019.
Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em foodandtravelportugal.pt.