Apesar da revelação de que foi aqui que o Príncipe William de Inglaterra pediu Kate Middleton em casamento em 2010, não foi esta a razão pela qual a Unesco decidiu classificar esta área como Património Mundial. A distinção deveu-se aos esforços incansáveis para a sua preservação, durante mais de três décadas. A Lewa Conservancy, uma organização privada sem fins lucrativos, possui 25.000 hectares e tem como objetivo preservar a vida selvagem e o ecossistema mais alargado das encostas do Monte Quénia. Juntando-se à Reserva Florestal Ngare Ndare, para formar o Parque Nacional do Monte Quénia, este abriga várias espécies em vias de extinção, como o rinoceronte-negro e a zebra-de-grevy, e fornece uma rota migratória para os elefantes, que se deslocam das colinas secas para as pastagens do ecossistema somali/masai. Aqui, uma grande parte do trabalho foi dedicada à construção da primeira passagem subterrânea do mundo para elefantes, permitindo aos animais uma transição mais segura.
O parque está situado entre o ecossistema tropical montana e os pastos semiáridos da savana, com uma extensão que cobre a rota migratória tradicional das populações de elefantes africanos no Parque Nacional do Monte Quénia. Localizada à sombra do segundo maior cume de África, o Monte Quénia, Lewa não é só um santuário para os animais. O seu agrupamento de tendas delicadamente construídas, contém todo o material básico e possui uma vista incrível sobre as planícies. Para ver de mais perto, aventure-se num passeio de jipe. Se preferir observar tudo num passo mais lento, também estão disponíveis passeios a cavalo ou de camelo.
DETALHES A Exceptional Travel oferece safaris adequados ao seu orçamento, que incluem passeios pelo Parque Nacional do Monte Quénia.