Home FoodReceitasEntradas PASTÉIS DE HAGGIS

PASTÉIS DE HAGGIS

por Food and Travel Portugal
PASTÉIS DE HAGGIS

Faz 5 pastéis

INGREDIENTES:

Para a massa
450g de farinha de trigo, mais extra para polvilhar
115g de banha fria, cortada em pequenos cubos
75g de manteiga sem sal, fria, cortada em pequenos cubos
1 ovo batido para pincelar
Para o recheio
1 cebola, finamente fatiada
100g de nabos descascados e cortados em pedaços pequenos e finos
1 batata grande, descascada e cortada em pedaços pequenos e finos
400g de haggis
50g de manteiga sem sal


PREPARAÇÃO:

Forre dois tabuleiros de forno com papel vegetal. Para fazer a massa, misture a farinha com ½ colher de chá de sal fino numa tigela grande. Adicione a banha e a manteiga e esfregue levemente com a ponta dos dedos até que a mistura se assemelhe a pão ralado fino.

Usando uma faca de lâmina redonda, misture apenas a água fria suficiente (cerca de 90ml) para fazer uma massa firme. Amasse suavemente em forma de bola, embrulhe em película aderente e coloque no frigorífico para arrefecer por 30 minutos.

Para fazer o recheio, coloque a cebola, o nabo e a batata em três tigelas separadas. Retire os haggis do seu invólucro e desfaça-os numa quarta tigela. Pré-aqueça o forno a 200°C.

Polvilhe a superfície de trabalho com farinha e divida a massa em 5 partes iguais. Abra cada parte num círculo com cerca de 3mm de espessura e recorte um círculo de 24cm, usando um prato como guia.

Espalhe uma camada fina de nabo sobre metade de cada círculo, deixando uma margem de 1cm. Adicione uma camada similar de batata, tempere levemente e cubra com a cebola. Repita as camadas de nabo e batata, temperando à medida que verifica se a massa é suficiente em cima para envolver o recheio. Cubra com uma camada de haggis esfarelados. Adicione uma camada final de cebola, tempere mais uma vez e salpique com manteiga.

Pincele a borda da massa de cada pastel com ovo batido, depois dobre a massa sobre o recheio, para que as bordas se encontrem. Pressione-as firmemente e sele beliscando a borda da massa em volta do polegar e do dedo indicador. Coloque os pastéis recheados e selados nos tabuleiros preparados.

Corte 2 fendas no centro de cada pastel e pincele os topos com o que restou do ovo batido. Leve os pastéis ao forno por cerca de 20 minutos, reduza a temperatura para 170°C e deixe-os mais 30 minutos até dourarem. Os pastéis são melhores quando comidos quentes.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais