Início Novidades PATRIMÓNIO UNESCO: MAR DE AREIA DA NAMÍBIA

PATRIMÓNIO UNESCO: MAR DE AREIA DA NAMÍBIA

by Food and Travel Portugal
PATRIMÓNIO UNESCO: MAR DE AREIA DA NAMÍBIA

É áspero, mas esplêndido. Com uma beleza selvagem, poética e feroz. Prolongando-se por 1.900 quilómetros ao longo da costa do Atlântico, as dunas da Namíbia – formadas por materiais arrastados pelo rio, correntes do oceano e ventos vindos do interior do continente – estendem-se num cenário digno da câmara de David Lean. A partir do topo, as dunas fixadas pelas ondas do Atlântico desfazem-se em ondulações intermináveis, o Mar de Areia da Namíbia.

 

Inabitado por humanos, não parece ser possível que alguma espécie possa sobreviver neste deserto. Mas o nevoeiro litoral – péssimo para os fotógrafos e excelente para a natureza – que cobre o deserto durante metade do ano, sustenta um grande número de plantas resilientes e animais resistentes que se conseguem adaptar às alterações constantes deste micro-habitat. No entanto, para os visitantes, a atração é tanto macro como micro. As dunas do Mar de Areia da Namíbia criam avalanchas de areia que, quando se misturam com o nevoeiro, são palco de algumas das tempestades mais fantásticas de observar.

Mais tranquilo é o ‘mar’ que cobre grande parte do Parque Nacional Nammib-Maukluft e inclui alguns destinos favoritos dos turistas, como Sossusvlei, onde o sal branco e seco se justapõe às dunas vermelhas e aos esqueletos implacáveis das árvores mortas.

 

 

DETALHES A Expert Africa oferece aventuras independentes durante 11 dias, desde 8.717€. Estas incluem transportes na Namíbia, algumas refeições, atividades e guias. Saiba mais em expertafrica.com

 

 

Veja outros artigos