Início Food PERNA DE BORREGO COM SIDRA E MEL

PERNA DE BORREGO COM SIDRA E MEL

by Beatriz Fragoso
PERNA DE BORREGO COM SIDRA E MEL

Receita: Chef Gordon Ramsay

Para 6 doses

Maçãs e sidra combinam muito bem com borrego. As maçãs desfazem-se na cozedura e ajudam a engrossar o molho. Batatas assadas crocantes e brócolos no vapor são o acompanhamento perfeito.

 

INGREDIENTES

1 perna de borrego (cerca de 2Kg) com a gordura aparada

Azeite

3-4 dentes de alho descascados e cortados ao meio

Tomilho

Sumo de meio limão

4 maçãs

500ml de sidra

Mel claro

300 ml de caldo de galinha

 

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 220 ºC. Pese o borrego e calcule o tempo de cozedura em 12 minutos por cada 450g para mal-passado e 15 minutos por cada 450g para ficar ao ponto. Com uma faca, marque o borrego em padrão cruzado; regue com azeite, tempere com sal e pimenta e esfregue por  toda a carne. Coloque o borrego num tabuleiro fundo e espalhe o alho e o tomilho à volta. Junte o sumo de limão e mais um pouco de azeite. Leve ao forno por 20 minutos.

Corte as maçãs em quartos e retire os centros. Retire o borrego do forno e baixe a temperatura para os 180 ºC. Espalhe as maçãs à volta do tabuleiro e regue o borrego com a sidra. Vire o borrego e regue com 2 colheres de sopa de mel. Devolva ao forno por 30 minutos.

Vire o borrego, regue com os sucos do tabuleiro e depois com mais uma colher de mel. Continue a assar pelo tempo calculado. Para confirmar, insira um espeto na parte mais grossa da carne e pressione levemente. Se o líquido que sair estiver vermelho é porque a carne ainda está crua.

Quando o borrego estiver pronto, retire do forno e deixe-o descansar numa travessa coberta com papel alumínio para que não arrefeça enquanto prepara o molho.

Por esta altura, as maçãs e os alhos devem estar muito macios. Esmague-os com um garfo. Transfira todo o molho do tabuleiro para uma panela, usando um passador. Pressione com as costas de uma colher para extrair todos os sucos e sabores da maçã e do alho. Leve a panela ao fogo médio e junte o caldo de galinha. Deixe ferver até que o molho engrosse. Prove e ajuste os temperos e coloque numa molheira.

Corte o borrego em fatias finas e sirva-as regadas com o molho.

 

Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si

Veja outros artigos