Home FoodReceitasAcompanhamentos PILAF DE FREEKEH, TOMATE E GRÃO

PILAF DE FREEKEH, TOMATE E GRÃO

por Food and Travel Portugal
PILAF DE FREEKEH, TOMATE E GRÃO

Para 6 doses

INGREDIENTES

2 colheres de sopa de sementes de cominho
azeite
1 cebola grande cortada em cubos
2 colheres de sopa de puré de tomate
400g de freekeh
50g de manteiga sem sal
400g de tomates picados sem pele
400g de grão escorrido
400ml de caldo de frango ou vegetais
Para decorar
óleo vegetal para fritar
3 cebolas grandes, cortadas em metades e depois em meias-luas muito finas
150ml de iogurte grego
1 punhado de coentros ou de salsa, picados


PREPARAÇÃO:

Aqueça uma frigideira grande com tampa, em lume médio-alto, adicione as sementes de cominho e deixe torrar cerca de 2 minutos, agitando a frigideira, até libertarem o seu aroma e começarem a escurecer, mas não deixe queimar. Adicione um fio de azeite à frigideira, junte a cebola cortada e frite 6-8 minutos, ou até ficarem suaves.

Adicione o puré de tomate e dissolva-o na mistura de cebola, colocando um pouco mais de azeite, se necessário. Em seguida, junte o freekeh e a manteiga e mexa bem até que o freekeh fique revestido uniformemente pela mistura de cebola e a manteiga esteja derretida. Frite 1 minuto, depois adicione os tomates e o grão. Misture bem.

Despeje o caldo e 200ml de água e tempere com uma generosa quantidade de sal e pimenta. Tampe a panela, reduza o calor e cozinhe por 20-25 minutos sem mexer. Retire do calor e deixe de lado, mantendo-o tapado.

Enquanto isso, prepare as cebolas crocantes. Forre um prato com uma camada dupla de papel de cozinha. Coloque óleo vegetal suficiente numa panela para cobrir o fundo com 1cm e aqueça em lume alto. Adicione as cebolas cortadas e frite-as 8-10 minutos, ou até dourar – evite mexer ou elas começarão a caramelizar. Remova as cebolas fritas com uma escumadeira e deposite-as no prato forrado para escorrer a gordura.

Adicione metade das cebolas fritas ao freekeh e, usando um garfo, solte suavemente todos os grãos enquanto mistura as cebolas. Organize a mistura de freekeh numa travessa ampla e plana. Coloque umas colheradas de iogurte e espalhe as cebolas fritas restantes e os coentros ou a salsa por cima.

Dica: para uma receita vegan, substitua a manteiga e o iogurte grego por iogurte de soja.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais