Home Food PLOV

PLOV

por Food and Travel Portugal
PLOV

Para 6 doses

É necessário ter uma panela de fundo pesado com uma tampa para fazer o plov. Uma grande caçarola de ferro fundido é perfeita.

INGREDIENTES:

450g de arroz basmati
600 g de carne para estufar (vaca ou borrego), cortada em cubos
150ml de manteiga ou óleo de girassol
4 cebolas, cortadas em cunhas
2 folhas de louro
4 cenouras, cortadas em palitos grossos
1 colher de chá de sementes de cominhos
½ colher de chá de pimenta preta
½ colher de chá de pimenta Cayenne
½ colher de chá de paprika
12 dentes de alho, descascados
12 ovos de codorniz cozidos e descascados

PREPARAÇÃO:

Coloque o arroz numa tigela grande com água fria. Tempere a carne com sal e pimenta preta recém-moída. Aqueça a manteiga numa panela até ficar quente. Frite a carne — por partes, se necessário — em lume alto até ficar castanha.

Retire a carne com uma escumadeira, deixando a manteiga para trás. Reduza o lume para médio e adicione as cebolas. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até ficarem macias e douradas. Devolva a carne à panela juntamente com os seus sucos e adicione o louro e um copo de água. Deixe ferver, depois reduza o lume, tape a panela e cozinhe 1 hora, até que a carne esteja macia.

Espalhe os palitos de cenoura sobre a carne, mas não mexa enquanto quiser manter as camadas separadas. Espalhe as especiarias, tape e cozinhe mais 10 minutos.

Escorra o arroz e espalhe-o por cima das cenouras. Pique o alho por cima do arroz e alise, usando a parte de trás de uma colher. Tempere generosamente com sal e despeje água quente suficiente para cobrir o arroz. Aumente o lume e deixe a
panela destapada, até que a água comece a ferver.

Quando o líquido evaporar, faça seis buracos no arroz usando o cabo de uma colher de pau para ajudar a sair o vapor. Tape a panela e deixe cozinhar 5 minutos. Depois desligue o lume e deixe tapado mais 10 minutos. Se o arroz não estiver cozido,
adicione umas colheradas de água a ferver e tape novamente.

Sirva em camadas, primeiro colocando o arroz no prato, depois as cenouras e, por fim, a carne no topo. Disponha os ovos de codorniz ao redor da borda e acompanhe com uma salada de tomate.

Para mais receitas, adquira a Food and Travel Portugal num quiosque perto de si ou faça já a sua assinatura e receba todas as edições em sua casa, por correio.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais