Home Food PROFITEROLES COM RECHEIO DE TIRAMISU

PROFITEROLES COM RECHEIO DE TIRAMISU

por Food and Travel Portugal
PROFITEROLES COM RECHEIO DE TIRAMISU

Para 4-6 doses

INGREDIENTES:

Para os profiteroles
65g de manteiga em cubos
110g de farinha simples
3 ovos pequenos
200g de chocolate negro, 75% de cacau
Para o recheio de tiramisu
5 colheres de sopa de licor de café
250g de mascarpone
1 colher de sopa de café instantâneo em pó
350ml de natas
Para a cobertura de merengue
3 claras de ovo
¾ colher de chá de café instantâneo em pó
175g de açúcar
pó dourado comestível para decorar
maçarico de cozinha


PREPARAÇÃO:

Para fazer os profiteroles, pré-aqueça o forno a 200°C e coloque um tabuleiro grande (sem necessidade de untar).

Coloque 200ml de água fria numa panela média com a manteiga. Peneire a farinha numa folha de papel vegetal. Aqueça a água em lume médio até que a manteiga derreta e a água comece a borbulhar. Retire do lume, adicione a farinha de uma só vez e bata com uma colher de pau até ficar bem homogéneo. Deixe arrefecer por 5 minutos na panela.

Parta os ovos numa tigela e bata-os com um garfo. Junte-os à mistura de farinha aos poucos, batendo com uma colher de pau até ficar firme, brilhante e mantendo a forma.

Encaixe um bico comum de 2cm num saco de pasteleiro e faça 10 a 12 bolas iguais. Leve ao forno por 25-30 minutos até dourarem e incharem. (Quando terminar, sairão facilmente do tabuleiro). Faça uma pequena fenda na lateral de cada profiterole e devolva-o ao forno por alguns minutos para secar.

Coloque os profiteroles numa grade para arrefecerem completamente. (Podem ser armazenados num recipiente hermético até 2 dias).

Derreta o chocolate numa tigela sobre água quase a ferver (sem que a base toque na água) por 5 minutos. Mergulhe a base de cada profiterole no chocolate para cobrir 3cm e vire-os de cabeça para baixo em papel vegetal para não agarrarem enquanto assentam.

Coloque no frigorífico por alguns minutos, corte a parte superior dos profiteroles (como se fosse uma tampa) deixando um pouco de massa a aparecer por cima do chocolate. Mergulhe a base dos topos no restante chocolate para cobrir apenas a ponta.

Para o recheio de tiramisu, misture 2 colheres de sopa de licor de café no mascarpone. Misture o café com o licor restante e junte às natas. Bata o mascarpone e comece a adicionar a mistura de natas até ficar firme. Isto pode ser feito com antecedência, mas poderá ser preciso mexer novamente, para que fique suficientemente firme para manter a forma.

Para fazer a cobertura de merengue, coloque as claras numa tigela grande com café e açúcar e prepare a batedeira. Coloque sobre uma panela com água a ferver, sem que a base toque na água. Bata até que a mistura mantenha picos suaves quando levantar os batedores (cerca de 5-8 minutos). Retire do lume e continue a bater sobre uma tigela de água fria (cerca de 3 minutos) até que a mistura mantenha um pico firme.

Os merengues podem ser montados um dia antes e guardados no frigorífico. Usando um bico liso de 1cm, encaixado num saco de pasteleiro, encha com o creme de tiramisu. Coloque uma quantidade igual nas bases de cada profiterole e por cima as partes superiores.

Usando um bico estrela de 1cm instalado noutro saco de pasteleiro limpo e seco, encha com a mistura de merengue. Faça uma espiral, levantando o saco para fazer um pico no final.

Usando um maçarico, queime ligeiramente as bordas do merengue para obter uma cor dourada clara. Pulverize com pó dourado e sirva.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais