Home Food PUDIM COZIDO DE CHOCOLATE

PUDIM COZIDO DE CHOCOLATE

por Food and Travel Portugal
PUDIM COZIDO DE CHOCOLATE

Para 6 doses

INGREDIENTES:

175g de manteiga sem sal amolecida, mais extra para untar
100g de açúcar mascavado
75g de açúcar
3 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
150g de farinha com fermento
50g de cacau em pó
3 colheres de sopa de leite
Para a calda
600ml de leite gordo
1 vagem de baunilha partida ao meio
5 gemas de ovo grandes
100g de açúcar
1 colher de sopa de cacau em pó
50g de chocolate negro finamente picado
Forma de pudim de 1,25L untada


PREPARAÇÃO:

Bata as natas e a manteiga em conjunto com os dois açúcares até obter um creme pálido e leve, raspando as laterais da taça com uma espátula de borracha de vez em quando. Adicione gradualmente os ovos, misturando bem entre cada adição. Adicione a baunilha e misture novamente.

Peneire a farinha, o cacau em pó e uma pitada de sal para a taça, adicione o leite e misture até ficar homogéneo. Coloque a massa na forma de pudim e alise o topo.

Cubra o pudim com uma folha de papel vegetal plissada e depois um pedaço de papel alumínio – isto permite espaço para que o pudim cresça enquanto cozinha. Amarre bem a folha e o papel sob o rebordo da forma de pudim e corte qualquer excesso de papel deixando uma folga de 2cm.

Leve uma panela grande com água a lume médio e mergulhe a forma do pudim. A água deve chegar a metade da forma. Feche com a tampa da panela e deixe cozer no vapor entre 1h30 a 1h45, até estar cozido e bem crescido. Pode ser necessário completar a água após 1 hora.

Remova o pudim cozido da panela e deixe arrefecer.

Para fazer a cobertura, verta o leite numa panela em lume médio. Adicione a baunilha dividida e deixe aquecer até ferver. Remova a panela do lume e deixe cerca de 20 minutos para a baunilha infundir completamente.

Numa outra taça, bata as gemas, o açúcar e o cacau até obter uma mistura pálida e cremosa. Reaqueça o leite e despeje na mistura de ovos, batendo constantemente até ficar homogéneo. Leve este creme de volta à panela em lume baixo. Mexa continuamente, até engrossar o suficiente para cobrir as costas de uma colher.

Adicione o chocolate picado e misture até que derreta completamente.

Remova os papéis que cobriram o pudim, desenforme num prato de servir. Coloque o creme num jarro de servir e verta sobre o pudim quente.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais