Home FoodReceitasEntradas QUINOA COM ESPARGOS, MOZZARELLA E MANJERICÃO

QUINOA COM ESPARGOS, MOZZARELLA E MANJERICÃO

por Food and Travel Portugal
QUINOA COM ESPARGOS, MOZZARELLA E MANJERICÃO

Para 4 doses

INGREDIENTES

3 cebolos
125g de quinoa
250g de espargos
2 bolas de mozzarella, desfeitas em bocados grandes
20 folhas de manjericão
1 colher de sopa de azeite
Para a tapenade rústica
50g de filetes de anchovas de lata
2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de alcaparras
4 ramos de manjericão, picados
ramos de salsa, picados
12 azeitonas pretas grandes, descaroçadas e picadas grosseiramente
½ colher de chá de piripiri moída

PREPARAÇÃO:

Corte os cebolos em pedaços de 4cm e depois em tiras. Mergulhe-os numa taça com água gelada no frigorífico até que as tiras encaracolem.

Para a tapenade, corte as anchovas para uma panela com o azeite da lata e aqueça lentamente 30 segundos. Retire a panela do lume e mexa durante 1 minuto até as anchovas se desfazerem. Coloque a pasta numa taça com uma colher de sopa de água. Junte o azeite e escorra 2 colheres de sopa do líquido das alcaparras para dentro da pasta e misture bem. Junte as alcaparras, as azeitonas, as ervas e o piripiri.

Enxagúe a quinoa e coloque numa panela com 300ml de água fria. Leve a ferver em lume brando, coberto, e deixe cozer 10 minutos. Desligue o lume e deixe 20 minutos tapado até que o líquido seja absorvido. Tempere com sal, coloque numa travessa e deixe arrefecer completamente. Misture metade da tapenade na quinoa.

Coloque os espargos numa panela e cubra com água a ferver e uma pitada de sal. Coza 3 minutos, escorra num passador e passe por água fria. Corte no sentido longitudinal e junte à quinoa. Escorra e enxagúe os cebolos e espalhe por cima da quinoa. Junte a mozzarella e o resto da tapenade. Finalize com azeite e as folhas de manjericão.

Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais