Home Food BALANS SOHO SOCIETY, LONDRES

BALANS SOHO SOCIETY, LONDRES

por Food and Travel Portugal
BALANS SOHO SOCIETY, LONDRES
Conhecido pelas suas soirées que duram a noite inteira, a grande pérola da Old Compton Street vai fazê-lo dançar até ao amanhecer.

Nascido de origens humildes, a primeira encarnação do restaurante Balans foi uma pequena e fiel loja de sandwiches na esquina da Old Compton Street. Isto foi em 1987, na época em que os almoços “on-the-go” assumiram o mercado em massa, quando o cofundador David Taylor e o seu ex-parceiro de negócios, Prady Balan, deram as boas-vindas ao êxodo dos trabalhadores de West End, que faziam uma fila ao longo do quarteirão por volta do meio-dia. O serviço tornou-se, rapidamente, num caso de 24 horas, saciando as necessidades daqueles que tropeçavam para fora de bares e discotecas, com um olhar quase embriagado. Com este local sempre a transbordar de clientes, o par abriu um segundo espaço, o Balans Soho Society que conhecemos hoje. Isso foi há 30 anos e o local original, agora Balans Café, já acumulou mais quatro restaurantes ao longo da cidade e uma nova inauguração acontecerá em Clapham.

Um ambiente boémio prevalece quando visitamos o restaurante numa segunda-feira à noite. A entrada feita de azulejos, emoldurada por uma fachada azul do estilo raku, convida-nos a “Abandonar Todos os Planos”, por isso fazemo-lo, agarrando um coquetel blackberry fizz encorpado com gin King of Soho. Há mais do que uma pitada de casualidade de Paris fin-de-siècle na decoração recentemente renovada, com o bar cor de âmbar, amantes em pós-coito espalhados pelas paredes e espelhos que ilusionam os nossos olhos. Para não falar dos encantos drapeados e assentos de veludo – ideal para um repouso após as refeições.

Um menu britânico moderno elevado por sotaques de todo o mundo é uma representação da comida que vai querer provar. Aqui, esqueça a sua dieta: as porções são generosas. Comece pelo queijo brie com amêndoas fumadas e mel de trufa branca, que chega à sua mesa quente e perfeito para mergulhar as tostas. As chamuças de frango jerk asiático-caribenho vêm com uma salada de repolho e compota de ananás. Para prato principal, a barriga de porco confitada é a nossa escolha. É servida juntamente com a bochecha e a pele crocante e acompanhada por um delicioso puré de pastinaca. O hadoque frito numa massa de cerveja com ervilhas e batatas fritas duas vezes faz um bom trabalho como prato de peixe, enquanto o Hambúrguer Ballans Infame é exatamente isso. Assim que nos preparamos para sair do restaurante, a empregada de mesa sugere que voltemos às 2:30 da manhã para vermos o lugar no seu melhor. Ficará para a próxima, certamente.

60-62 Old Compton St, Soho, London W1D 4UG, Reino Unido

+44 20 7439 2183

balans.co.uk

 

Ovos Benedict com lagosta

 

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais