O restaurante Drogaria , em Lisboa, tem nova carta a promover um encontro harmonioso entre a tradição e o presente, criada pelo chef consultor João Hipólito.
Fotografia do espaço: Mário Cerdeira
Conhecido sobretudo pelo seu trabalho no Canadá, o chef João Hipólito não esquece as suas raízes da Beira Baixa e imprime a marca da portugalidade nos pratos que apresenta.
“Inspiro-me muito nas viagens que faço e nas experiências que tenho tido fora de Portugal mas a minha base é a gastronomia tradicional portuguesa. Gosto muito de seguir as receitas da minha mãe e da minha avó e reinventá-las, trazendo-lhes modernidade e técnica. ”, refere João Hipólito.



Nesta carta facilmente se reconhece a inspiração nos pratos típicos da gastronomia nacional, como os croquetes de bacalhau com natas, o lírio dos Açores (escabeche, quinoa crocante e molho ponzu de citrinos do Algarve) ou a tiborna de cogumelos da época com castanhas, queijo de Nisa e gema de ovo biológico. Estas são algumas das sugestões de entradas, que antecedem pratos como polvo na grelha, lasagna de caça ou presas de porco preto com castanhas de Trás-os-Montes, pêra Rocha e nabiças, entre outros.
Para os vegetarianos, a sugestão é um gnocchi de abóbora Hokkaido com requeijão, nozes caramelizadas e salva. Para finalizar, a tarde de framboesa, mousse de chocolate, creme de arroz doce queimado ou gelado são as propostas que rematam a refeição.
Fique a par de todas as novidades do mundo da gastronomia e das viagens em foodandtravelportugal.pt.