Home Food RISOTO DE COGUMELOS

RISOTO DE COGUMELOS

por Food and Travel Portugal
RISOTO DE COGUMELOS

Para 4 doses

INGREDIENTES:

420g de cogumelos porcini
750ml de caldo de galinha ou de legumes de boa qualidade
2 colheres de sopa de manteiga
2 chalotas picadas
300g de arroz para risoto
125ml de vinho branco seco
1 colher de sopa de azeite extra virgem
250g de cogumelos selvagens ou cultivados, como shimeji, canterelos e pleurotus
1 colher de sopa de salsa finamente picada
2 colheres de sopa de queijo
parmesão, mais extra para servir


PREPARAÇÃO:

Mergulhe os cogumelos porcini secos em 250ml de água a ferver durante meia hora e depois escorra-os, reservando a água. Esprema-os até ficarem secos.

Coe a água dos cogumelos, deixando para trás quaisquer sedimentos. Adicione essa água ao caldo de galinha e leve tudo a ferver numa panela.

Derreta a manteiga numa frigideira grande ou numa panela rasa e acrescente as cebolas. Cozinhe por um minuto. Adicione o arroz e os cogumelos hidratados e mexa até que os grãos de arroz estejam brilhantes e cobertos com manteiga. Adicione o vinho branco e mexa, permitindo que o risoto borbulhe até que o vinho
seja absorvido.

Quando o vinho estiver quase a acabar, adicione um pouco de caldo da panela, de cada vez, ao risoto, mexendo intermitentemente até cada colherada ser absorvida.

Aqueça o azeite e salteie rapidamente os cogumelos frescos até ficarem cozidos, mas, ainda assim, mantendo a sua forma. Mantenha-os quentes enquanto termina o risoto.

Uma vez todo o caldo adicionado, tempere bem o risoto e acrescente a salsa e o queijo parmesão. Mexa rapidamente por um minuto e decore com os cogumelos.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais