Home Food RISOTTO COM MILHO, CENOURAS E COUVE KALE

RISOTTO COM MILHO, CENOURAS E COUVE KALE

por Food and Travel Portugal
RISOTTO COM MILHO, CENOURAS E COUVE KALE

Para 4 pessoas

INGREDIENTES:

2 c. sopa de azeite virgem extra, mais um pouco para cozinhar
1 cebola cortada finamente
400g arroz de risotto
1,3 a 1,5 litros de caldo de galinha ou água morna
56g de manteiga sem sal
Cerca de 6 cenouras baby lavadas, descascadas e cortadas ao meio longitudinalmente
45g couve kale toscana, arranque ou corte apenas as folhas maiores
Milho de 2 espigas inteiras
15g de queijo Parmesão ralado, mais um pouco para servir

PREPARAÇÃO:

Aqueça o azeite numa panela ou caçarola em lume médio. Adicione a cebola e mexa durante 3 minutos até estar suave e translúcida. Adicione o arroz e envolva-o no refogado de cebola. Deixe cozinhar durante 1 minuto e depois coloque os 480ml de caldo de galinha morno. Tempere a gosto e deixe levantar fervura. Mexe, reduza o lume para médio-baixo e espere que o líquido evapore. Junte 120ml do caldo e continue a mexer durante 20-25 minutos, adicionando 120ml de caldo de cada vez, até o líquido se evaporar e o arroz ficar no ponto. A maior parte do caldo deverá estar absorvido e o arroz cozinhado, com cerca de 120ml de líquido ainda por usar.

Enquanto o arroz cozinha, aqueça outra colher de sopa de azeite e outra de manteiga numa frigideira larga em lume médio-baixo. Adicione as cenouras e deixe dourar. Junte água suficiente para cobrir apenas 1/3 das cenouras e cozinhe até estarem macias, mas ainda com alguma cor. Adicione a couve kale e mexa por mais 5 minutos até as folhas murcharem. Junte o milho e cozinhe durante mais um minuto até os grãos ficarem amarelos, mas ainda crocantes. Tempere bem os vegetais e use uma escumadeira para retirá-los da frigideira.

Adicione mais 120ml de caldo ao risotto, conforme necessário; junte as 3 colheres de sopa de manteiga e queijo que restam e mexa bem. Adicione os vegetais ou sirva o risoto em tigelas com os vegetais e o parmesão ralado por cima.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais