Home Food ROTA DOS RESTAURANTES BIB GOURMAND 2020: ALENTEJO

ROTA DOS RESTAURANTES BIB GOURMAND 2020: ALENTEJO

por Food and Travel Portugal
ROTA DOS RESTAURANTES BIB GOURMAND 2020: ALENTEJO

Chegados ao Alentejo, a primeira paragem é em Portalegre, no Solar do Forcado, uma casa de carnes, claro! Por aqui, predominam as espetadas, o cozido de grão com touro bravo e os rins e cachaço de porco preto. Impossível resistir aos doces conventuais encabeçados pelos fidalgos e rebuçados de ovo de Portalegre.

Mas se há lugar onde é possível celebrar o Alentejo mais profundo com um toque de criatividade é o Bolota, na Terrugem, espaço celebrizado por Júlia Vinagre, mas que já há 13 anos é chefiado por Antonieta Tarouca, e que jamais desilude. Proibido perder: queijo de mistura grelhado com compota de três pimentos e vinagreta de framboesa, o cozido de grão no tarro ou o assado do norte alentejano.

A próxima paragem é Évora, mas nem pense em ir ao Dom Joaquim, sem fazer reserva, mas ligue e vá, que vale a pena. A carta muda de acordo com a época e, se conseguir, não deixe de provar a sopa de beldroegas, os tortulhos com ovos mexidos e a almofada de porco preto. E, a fechar, o gelado de azeite e mel.

O peixe e marisco frescos da costa vicentina são protagonistas, da carta do Cais da Estação, um belo edifício resultado da reconversão da estação de caminhos-de-ferro de Sines. O arroz de lingueirão com choco frito é imperdível.

Para mais artigos sobre o mundo da gastronomia e do turismo, faça já a sua assinatura Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais