Home Food SABORES DE COIMBRA

SABORES DE COIMBRA

por Food and Travel Portugal
SABORES DE COIMBRA

A Região de Coimbra é oficialmente a Região Europeia de Gastronomia 2021/2022

A distinção foi atribuída pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo, sediado em Barcelona, que conta com uma rede internacional de especialistas reconhecidos pela União Europeia, que atribuem este título a duas ou três regiões por ano. Este ano é também da Eslovénia.

Só para lembrar, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é composta por 19 municípios: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua eVila Nova de Poiares.

A candidatura contou ainda com o envolvimento da Universidade de Coimbra, Turismo do Centro, Escola de Hotelaria de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e o apoio do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Estado do Turismo.

A million food stories” foi o lema adotado para a candidatura, cujo foco se centra nos produtos da região e na sua representação. Falamos da chanfana, da lampantana, do cabrito, do leitão, da lampreia, dos enchidos, do arroz do Baixo Mondego, do pescado da arte xávega, da sardinha, da doçaria conventual, do mel, do queijo, dos vinhos e da cerveja artesanal. O programa conta com 14 chefs culinários, a que se junta Luís Lavrador, chef da seleção nacional de futebol e embaixador de “Coimbra, região europeia da Gastronomia”. O chef refere que o interesse crescente na gastronomia, nas últimas décadas, “ajudou a resgatar antigas e adormecidas tradições gastronómicas, valorizando-as como bens transacionáveis“.

Os objetivos desta candidatura são a valorização do património gastronómico e o desenvolvimento sustentável do turismo e das atividades económicas aglutinadas a este setor, potenciando e integrando os recursos e as estruturas existentes.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais