Home FoodReceitasEntradas SALADA ARCO-ÍRIS COM MOLHO VIETNAMITA

SALADA ARCO-ÍRIS COM MOLHO VIETNAMITA

por Food and Travel Portugal
SALADA ARCO-ÍRIS COM MOLHO VIETNAMITA

Para 4 doses como entrada ou acompanhamento

INGREDIENTES:

3 beterrabas pequenas descascadas, com cores variadas, se houver
1 limão cortado ao meio
1 bolbo de funcho
2 cenouras (idealmente coloridas) descascadas
10 rabanetes (idealmente coloridos)
1 colher de sopa de sementes de sésamo branco ou preto, para servir
Punhado pequeno de ervas asiáticas como manjericão tailandês ou hortelã vietnamita, se encontrar, caso contrário use hortelã e manjericão normais, só folhas
Para o molho
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de nam pla (molho de peixe asiático)
1 malagueta vermelha picada
sumo de 2 a 3 limas
½ colher de chá de gengibre fresco ralado


PREPARAÇÃO:

Bata os ingredientes para o molho, juntos, numa tigela grande. Prove e ajuste ao seu gosto a acidez, o nível de picante e a doçura.

Usando uma mandolina para espessura de 1-2mm (com a proteção para os dedos ou luvas), corte as beterrabas no sentido da largura e coloque-as numa tigela pequena. Esprema o sumo de meio limão numa tigela com um copo de água. Corte o funcho em quartos, defina a mandolina para 0,5 mm e corte os quartos em tiras. Coloque na água de limão (isto interrompe a descoloração do funcho).

Corte as cenouras usando a mandolina ou um descascador de legumes. Corte os rabanetes no sentido da largura com a mandolina e coloque-os numa tigela de água gelada para começarem a ‘encaracolar’.

Quando estiver pronto para servir, seque os legumes que estiverem em água e adicione-os à tigela com o molho. Use as mãos para misturar tudo.

Empilhe os ingredientes numa travessa ou divida entre 4 taças ou pratos individuais. Para dar um pouco de altura à salada (e mostrar as cores), use as mãos para colocar os ingredientes num emaranhado alto. Espalhe as sementes de sésamo, depois arrume as folhas de ervas no topo ou sirva-as ao lado.

Dica: Antes de usar os rabanetes crus, coloque-os numa tigela de água gelada. Isto torna-os crocantes e firmes para que possam ser cortados em rodelas perfeitas.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais