Home Food SALADA DE LULAS E TOMATE COM FUNCHO E MANJERICÃO

SALADA DE LULAS E TOMATE COM FUNCHO E MANJERICÃO

por Food and Travel Portugal
SALADA DE LULAS E TOMATE COM FUNCHO E MANJERICÃO

Para 4 doses

Peça para limpar e retirar a pele das lulas na peixaria.

INGREDIENTES:

500g de lulas limpas (8 lulas médias)
½ colher de chá de pimenta caiena
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 bolbo de funcho grande aparado
6 ou mais tomates da época variados – use diferentes formas, cores e tamanhos
75g de tomates-cereja, vermelhos e amarelos
sumo de 1 limão
Para servir
Alguns raminhos de manjericão


PREPARAÇÃO:

Corte as lulas ao meio longitudinalmente. Verifique se estão limpas e marque-as ligeiramente com uma faca afiada, cuidadosamente para não cortar.

Corte transversalmente em tiras com cerca de 1,5cm de largura, dependendo do tamanho das lulas. Seque-as com papel de cozinha e misture com a pimenta caiena, um pouco de sal marinho e 2 colheres de sopa de azeite.

Usando uma mandolina ou uma faca afiada, corte o funcho em fatias finas e coloque numa tigela rasa. Fatie os tomates e junte-os ao funcho, juntamente com os tomatinhos. Junte 1 colher de sopa de azeite e polvilhe com um pouco de sal.

Aqueça uma frigideira de grelhar em lume médio-alto e, quando começar a fumegar, cozinhe as lulas (em dois lotes) durante 3 minutos num dos lados. Vire-as e cozinhe por mais alguns minutos, até ficarem macias (experimente um pedaço). Retire as lulas para uma tigela.

Cozinhe o lote seguinte da mesma maneira. A seguir, coloque de novo todas as lulas na frigideira, com o
sumo de limão, e mexa bem.

Transfira para uma tigela e, quando arrefecerem, adicione-as ao funcho com tomate. Junte alguns raminhos de manjericão, regue com o restante azeite e sirva com mais manjericão.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais