Início Food SALADA DE NOODLES E CAMARÃO

SALADA DE NOODLES E CAMARÃO

by Food and Travel Portugal
SALADA DE NOODLES E CAMARÃO

Para 4 doses

 

INGREDIENTES

175g de noodles de arroz negro

4 colheres de chá de óleo de girassol

¼ colher de chá de óleo de sésamo

200g de cogumelos shimenji

150g de cogumelos enoki

2 colheres de sopa de molho de peixe

Sumo de uma lima

12 camarões crus, grandes, sem casca ou 200g de camarões tigre descascados e cozidos

150g de ervilhas-de-quebrar bebé

150g de edamame cozido e descascado

Micro folhas de shiso, se houver

Para o molho de gengibre

3 colheres de sopa de mirin

2 ½ colheres de sopa de molho de peixe

Sumo de uma lima

Um pedaço de gengibre com 20g, lavado

1/8 de colher de chá de óleo de sésamo

3 colheres de sopa de óleo de girassol

 

PREPARAÇÃO

Para o molho, coloque o mirin, o molho de peixe e o sumo de lima num frasco com tampa. Rale finamente o gengibre e escorra todo o líquido para o frasco, espremendo bem a polpa e descartando-a a seguir. Junte os óleos e abane tudo junto para emulsionar. Reserve.

Coloque os noodles numa panela, junte um pouco de água a ferver e um pouco de sal. Com o lume alto, separe os noodles com a ajuda de um garfo, para evitar que fiquem colados. Quando ferver, baixe o lume e deixe 2 minutos para que fiquem macios. Escorra e passe por água fria. Adicione 1 colher de chá do óleo de sésamo e do óleo de girassol e use uma colher e um garfo para fazer 8 porções numa travessa de servir.

Aqueça o restante óleo de girassol numa frigideira e junte os cogumelos. Frite um minuto em lume alto, mexa, reduza o lume e deixe mais 2 minutos. Junte o molho de peixe e o sumo de lima e quando começar a crepitar retire do lume. Espalhe por cima dos noodles juntamente com o líquido.

Polvilhe o camarão com sal marinho leve a cozer no vapor 1 minuto. Na água que está a ferver junte os brotos e deixe por 1 minuto. Retire os camarões e reserve. Escorra os brotos e passe por água fria. Corte-os e junte aos noodles, com os camarões e o edamame. Regue com o molho e junte as folhas de shiso.

 

Veja outros artigos