Início FoodReceitasPratos Principais SALADA DE PATO E CEREJAS COM MOLHO DE BALSÂMICO

SALADA DE PATO E CEREJAS COM MOLHO DE BALSÂMICO

20 Maio, 2017
SALADA DE PATO E CEREJAS COM MOLHO DE BALSÂMICO

Para 4 doses

 

INGREDIENTES

100 ml de vinagre balsâmico
3 colheres de sopa de mel
2 peitos de pato de 160 g
Sal e pimenta q.b.
10 ramos de estragão
2 colheres de sopa de azeite
1 radicchio
2 corações de alface, folhas separadas
300 g de cerejas vermelhas, sem caroço
75 g de avelãs tostadas, picadas grosseiramente

 

PREPARAÇÃO

Numa panela pequena, coloque o vinagre e reduza-o para menos de metade do seu volume. Adicione o mel, misture e deixe esfriar. Despeje uma colher de sopa da mistura numa tigela suficientemente grande para acomodar os peitos de pato lado a lado e reserve o resto da mistura. Adicione metade do estragão.

Com uma faca, marque a pele do pato em intervalos de 1,5 centímetros e tempere de ambos os lados. Coloque os peitos de pato na tigela com a mistura de balsâmico, com a pele voltada para cima e sem deixar o líquido tocá-la. Cubra e deixe marinar 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 220 °C. Retire o pato da marinada e deixe sair o excesso de líquido.
Coloque os peitos de pato numa frigideira antiaderente fria e aqueça em lume médio-alto 4 minutos, até a gordura derreter e a pele ganhar um tom dourado.

Retire o pato da frigideira. Remova a gordura da panela e limpe com papel de cozinha. Meta novamente os peitos de pato na frigideira com a pele virada para cima e os ramos do estragão da marinada entre eles.
Se o cabo da frigideira não for resistente ao forno, embrulhe-o com papel alumínio e leve ao forno 10 minutos. Retire o pato do forno e coloque-o num prato a descansar 45 minutos.
Coloque a marinada numa panela pequena e leve-a ao lume até levantar fervura. Deixe arrefecer e adicione a mistura de vinagre balsâmico reservada.

Quando o pato arrefecer, junte à mistura de vinagre balsâmico os sucos da carne. Adicione o azeite e misture bem para incorporar ingredientes e temperos.
Retire o coração do radicchio, separe as folhas e coloque-as numa travessa de servir. Junte as folhas de alface e os ramos de estragão restantes.

Corte os peitos de pato e disponha sobre a salada. Adicione as cerejas e remate com  as avelãs por cima antes de servir.

 

Saiba tudo sobre as cerejas e veja mais receitas na revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos