Home Food SALTIMBOCA DE CODORNIZ

SALTIMBOCA DE CODORNIZ

por Food and Travel Portugal
SALTIMBOCA DE CODORNIZ

Para 6 doses

INGREDIENTES:

6 codornizes grandes, cada uma com cerca de 180g
6 fatias de presunto
6 folhas grandes de sálvia
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de vincotto ou balsâmico envelhecido
1 colher de chá de vinagre de xerez
50g de nozes
150g de uvas sem sementes
3 colheres de sopa de Marsala
50g de manteiga
60g de folhas de agrião
Para acompanhar
batata e salada


PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro grande com papel vegetal. Abra as codornizes em borboleta (pode pedir ao seu talho que faça isso) e tempere-as.

Enrole uma fatia de presunto ao redor do peito de cada codorniz, prendendo-a sob as pernas e as asas. Coloque uma folha de sálvia por cima e use um palito ou espeto de bambu para prender as folhas de sálvia e o presunto no lugar.

Misture 1 colher de sopa do azeite, o vincotto e o vinagre e adicione um pouco de sal e pimenta. Reserve.

Toste as nozes numa frigideira pequena e seca em lume médio. Aqueça o restante azeite numa frigideira grande até ficar bem quente. Adicione a codorniz, com o lado do peito para baixo, e sele por 3-4 minutos, virando-a até dourar, usando uma espátula para mantê-las pressionadas.

Transfira as aves para o tabuleiro, com o peito para cima e regue com a mistura do vincotto. Asse por 5 minutos, retire e deixe descansar por mais 5 minutos.

Enquanto isso, adicione o Marsala à panela e deixe borbulhar. Assim que acalmar, misture a manteiga até derreter. Adicione as uvas e as nozes e aqueça ligeiramente por 2-3 minutos.

Divida as codornizes por 6 pratos. Cubra com as uvas, as nozes e o molho. Espalhe o agrião. Sirva com
a batata e a salada.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais