Home Food SANDUÍCHES DE GELADO

SANDUÍCHES DE GELADO

por Food and Travel Portugal
SANDUÍCHES DE GELADO

Para 8 doses

INGREDIENTES:

1 litro de gelado de baunilha de boa qualidade
300g de bagas de verão congeladas
50g de açúcar
6 ninhos de merengue prontos (75g de merengue)
Para os biscoitos da sanduíche
150g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
100g de açúcar
1 ovo
160g de farinha de trigo, mais extra para polvilhar
40g de cacau em pó


PREPARAÇÃO:

Coloque o gelado no frigorífico para amolecer um pouco. Enquanto isso, coloque as frutas congeladas numa panela com o açúcar e tape. Deixe em lume baixo por 4-5 minutos, apenas o tempo suficiente para descongelarem e libertarem os sumos, mas antes de se transformarem em geleia. Deixe arrefecer totalmente.

Verta o gelado amolecido numa tigela grande e misture cuidadosamente as frutas e os seus sumos.

Desfaça os merengues para o creme de gelado e mexa. Forre um tabuleiro de 23cm × 23cm ou forma de bolo, com pelo menos 4cm de profundidade, com bastante película aderente.

Despeje o creme de gelado e use uma espátula para alisar o topo. Cubra com película aderente e leve ao congelador por 5-6 horas para assentar.

Para fazer os biscoitos, pré-aqueça o forno a 190ºC. Forre 2 tabuleiros grandes com papel vegetal. Coloque a manteiga e o açúcar numa tigela e bata até obter um creme pálido e fofo. Adicione o ovo e misture bem. Junte a farinha, o cacau em pó e uma boa pitada de sal para formar uma bola de massa.

Corte ao meio, polvilhe cada pedaço com farinha de ambos os lados e abra-os entre duas folhas de papel vegetal em retângulos de 3mm de espessura. Coloque-os no congelador por cerca de 15 minutos para ficarem firmes – vai facilitar muito na hora de cortar.

Corte a massa fria em 16 retângulos de 5cm × 9cm. Use um garfo para picar o topo dos biscoitos. Transfira para os tabuleiros preparados e leve ao forno por 12 minutos ou até ficar firme. Transfira para uma grade de metal para esfriar.

Quando o gelado estiver totalmente pronto, vire-o para fora da forma numa tábua e corte-o em retângulos do mesmo tamanho que os biscoitos.

Faça apenas as sanduíches que vai servir imediatamente. Pode guardar os biscoitos não utilizados num recipiente hermético por uma semana.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais