Início Travel48 horas SÃO FRANCISCO, EUA

SÃO FRANCISCO, EUA

by Beatriz Fragoso
SÃO FRANCISCO, EUA

Cinquenta anos depois do Verão do Amor, a cidade hippie floresceu tornando-se um ponto de referência tecnológico. Comece a planear a sua fuga para visitar a terra de Alcatraz, diz Lizzie Frainier.

Porquê ir?

São Francisco é uma cidade incubadora da inovação, do pensamento radical e do progresso. Os residentes ficam extremamente orgulhosos de poderem chamar “casa” a esta península de 11 km 2 e com uma seleção eclética de bairros, restaurantes de fusão étnica movimentados e um cenário gastronómico emocionante, não é difícil perceber o porquê.

O que fazer?

A câmara municipal à noite

Comece por explorar os distritos distintos da cidade. North Beach é a morada italiana, conhecido pelas suas trattorias e gelatarias. Aqui, a Chinatown e Japantown são as mais antigas dos EUA, enquanto que o ambiente boémio de Haight-Ashbury é sentido nas suas inúmeras lojas de roupa vintage e de discos de vinil. A nossa zona favorita é The Mission, rica na herança espanhola e com murais em constante mudança. Descubra a história por trás dos da 24th Street com a tour da Precita Eyes Muralists. Embora a área desta cidade seja pequena e possa significar que é tecnicamente fácil de passear a pé, as 43 colinas de São Francisco são notavelmente íngremes. Assim, faça uso do último sistema de operação de elétricos manual do mundo e poupe as suas pernas. Mais tarde, passe pelo SFMOMA e aprecie a sua coleção com 33,000 peças de arte moderna. Reabriu no ano passado com quase o triplo do espaço de galerias e com o restaurante In Situ, onde o chef Corey Lee executa um menu rotativo que inclui pratos de top chefs mundiais, como René Redzepi e Thomas Keller. Termine com uma viagem de barco até Alcatraz e explore esta antiga prisão de alta segurança enquanto contempla os arranha-céus da “cidade sobre a baía” e a Golden Gate Bridge. Com 38 pintores constantemente a trabalhar para manter o seu tom cor-de-laranja internacionalmente reconhecido, não ficará desiludido.

Onde ficar?

Por ser uma tendência permanente e uma cidade especialista em tecnologia (é sede do Twitter, Airbnb e Pinterest), San Fran possui inúmeros hotéis modernos com várias comodidades de alta-qualidade por onde escolher. Muitos destes podem ser encontrados no distrito comercial central de Union Square. O Hotel Zetta foi desenhado para servir as multidões apaixonadas por tecnologia de ponta, com smart TVs, estações de encaixe e colunas Jawbone. O Axiom combina a tecnologia (pense em wifi de fibra ótica e pontos USB) com a elegância, um design minimalista e cores suaves. Construído em 1910, The Marker é considerado antigo de acordo com os padrões norte-americanos, mas o seu exterior de belas-artes antecede a passagem para um interior distintivamente moderno com destaque para as decorações cor-de-rosa choque e azuis. No Hotel G todas as peças de arte dispostas nos quartos são para venda, angariando dinheiro para uma organização sem fins lucrativos que ajuda artistas com dificuldades. Suba as escadas do lado oposto ao da receção para encontrar o bar de estilo retro Benjamin Cooper, para cocktails criativos e ostras.

 

Vista do Hotel Axiom

Onde comer e beber?

Para perceber o porquê da comida da Bay Area ser tão boa, comece com uma visita até ao Ferry Building onde abundam os ingredientes frescos. Originalmente um centro de transporte, este edifício é agora um mercado de comida que vende tudo, desde pêssegos maduros até mel infundido. No The Mission, os burritos são o pedido do dia. Experimente o La Taqueria (00 1 415 285 7117) para a sua versão do burrito carne asada recheado com carne de vaca e feijão. No restaurante com influências sul-indianas, Dosa vai encontrar um menu de brunch que inclui fritadas de batata temperadas com especiarias e coentros e Bloody Marys decorados com um toque extra de gengibre, alho e malaguetas verdes. Com duas estrelas Michelin, o Lazy Bear começou por ser um clube gastronómico e agora serve menus de degustação da nova cozinha americana para as longas mesas comuns, durante 5 noites por semana.

 

A ficar sem tempo?

Saia para assistir a um jogo de basebol no AT&T Park sanfrancisco.giants.mlb.com e opte pelos lugares mais altos para ver os San Francisco Giants com o cenário que revela a baía ao fundo.

Dica de viagem

A paisagem íngreme desta cidade significa que cada bairro tem o seu próprio microclima. Traga camadas de roupa para ajustar à medida que passa do distrito caloroso de Mission até ao nebuloso Embarcadero.

 


Informação de Viagem

A moeda utilizada é o dólar americano e o fuso horário tem oito horas a menos que Portugal. O tempo de voo são cerca de 15 horas desde Lisboa.

Como chegar

A TAP faz a ligação Lisboa a Nova Iorque ou a Boston e a JetBlue Airways realiza a viagem até São Francisco.

A British Airways faz escala em Londres entre Lisboa e São Francisco.

Fontes de Informação

San Francisco Travel oferece uma lista de eventos, dicas de restaurantes e mapas que ajudá-lo-ão a explorar a cidade.

Leitura Adicional

The Mayor of Castro Street de Randy Shilts (Bertrand, 12€) é uma biografia política cativante de Harvey Milk, o primeiro homem assumidamente gay a ser eleito para um cargo público na Califórnia.


Temperatura Média e Pluviosidade:

 

                   Jan          Fev          Mar          Abr          Mai          Jun          Jul          Ago          Set          Out          Nov          Dez

Mín ºC         8              9            9            10           11           12            12           13            13          12            11             8

Máx ºC      14            15            16           17          18            19            19           19            13           12          11            8 

mm             4              3             2              1             0             0              0             0             0              1             2             3

 

Para mais artigos sobre viagens compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

 

Veja outros artigos