Home FoodReceitasPratos Principais SARDINHAS COM ARROZ PERSA, ROMÃ E CHALOTAS CROCANTES

SARDINHAS COM ARROZ PERSA, ROMÃ E CHALOTAS CROCANTES

por Food and Travel Portugal
SARDINHAS COM ARROZ PERSA, ROMÃ E CHALOTAS CROCANTES

Para 4 doses

 

INGREDIENTES

12-16 sardinhas

1 colher de chá de grãos de pimenta preta, moídos na hora

1 colher de chá de canela em pó

½ colher de chá de noz moscada

1 colher de chá de sementes de coentro, moídas na hora

½ de chá de sementes de funcho, moídas na hora

1 ½ colheres de chá de sal marinho

2 colheres de sopa de farinha fina (00)

1 ½ colheres de sopa de azeite

Para as chalotas crocantes

75ml de óleo de girassol

5 chalotas, descascadas e picadas finamente em tiras

Para o arroz persa

250g de arroz basmati

Uma grande pitada de açafrão

Uma pitada de açúcar refinado

1 colher de sopa de sal marinho

Sumo de ½ limão

3 colheres de sopa de azeite

1 ovo pequeno

2 colheres de chá de iogurte natural

Para servir

Sementes de romã

1 ramo de folhas de coentros

1 colher de sopa de iogurte natural

 

PREPARAÇÃO

Misture todas as especiarias com uma colher de chá de sal e polvilhe uma parte nos filetes de sardinha. Junte a farinha e o resto da mistura de especiarias num prato, coloque os filetes em pares, um em cima do outro, para formar de novo um peixe e polvilhe o lado da pele com a farinha. Reserve num local fresco.

Aqueça o óleo num wok, em lume médio e adicione as chalotas picadas. Mexa cuidadosamente até ficarem com uma cor dourada. Desligue o fogo e coloque as chalotas num prato revestido com papel de cozinha. Deixe arrefecer.

Coloque o arroz numa peneira e lave-o rapidamente debaixo de água fria. Afunde a peneira com o arroz numa tigela com água fria e metade do sal e deixe absorver durante 30 minutos. Entretanto, coloque o açafrão e o açúcar num almofariz e moa até ficar em pó. Adicione duas colheres de sopa de água a ferver e deixe de lado. Ferva 1 litro de água com o resto do sal. Quando levantar fervura, escorra o arroz e coloque-o na panela com o limão, deixando ferver novamente.

Cozinhe durante 2 ½ a 3 minutos, até os grãos de arroz estarem ligeiramente cozidos. Passe por uma peneira, lave com água quente e escorra novamente.

Para assegurar que o arroz fica ligeiramente crocante (conhecido como tahdeeg), parta o ovo numa tigela pequena e mexa, juntamente com o iogurte e metade da água com açafrão. Adicione 8 colheres de sopa do arroz ligeiramente cozido.

Numa panela limpa, aqueça o azeite em lume médio-alto e adicione a mistura do ovo com o arroz. Misture bem para cobrir o arroz com o azeite e adicione o resto do arroz na panela. Faça quatro buracos no arroz com o cabo de uma colher de pau e coloque neles o resto da água com açafrão.

Coloque 4 folhas de papel de cozinha por baixo da tampa e recoloque-a na panela. Baixe o lume e cozinhe durante 10 minutos ou até o arroz estar cozido.

Com a tampa posta, ponha a base da panela numa bacia com água fria durante 2 minutos para que o frio repentino solte o arroz crocante.

Quando o arroz estiver pronto, aqueça o azeite numa frigideira e adicione um filete de cada vez, pressionando-os para que não se abram. Cozinhe por 2 minutos de cada lado. Sirva-os quentes com o arroz crocante. Polvilhe com as chalotas fritas, as sementes de romã, as folhas de coentro e um pouco de iogurte natural.

 

Para mais receitas compre já  a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais