Home FoodReceitas SEMIFRIO DE MORANGO E MARACUJÁ

SEMIFRIO DE MORANGO E MARACUJÁ

by Food and Travel Portugal
SEMIFRIO DE MORANGO E MARACUJÁ

Para 6-8 doses

Se preferir pode utilizar gelado de morango de compra, mas é mais engraçado prepará-lo em casa. O gelado, os morangos e o maracujá devem ser preparados um dia antes. Complete o semifrio na manhã do dia em que vai servi-lo para que os morangos não fiquem congelados demais.

 

INGREDIENTES

600ml de natas gordas

200ml de leite gordo

5 gemas de ovos

165 g de açúcar

300g de morangos lavados e secos

4 colheres de chá de açúcar em pó

6 maracujás

7g de morangos desidratados congelados, ligeiramente cortados

1 ½ colher de chá de maracujá em pó

10 mini-suspiros

Forma de bolo inglês de 24cmx11cmx7cm, forrada com película aderente com sobra de 5cm a toda volta

 

PREPARAÇÃO

Coloque 300ml de natas gordas e o leite numa panela em lume brando até estar prestes a ferver. Junte as gemas e o açúcar numa taça e mexa até ficar fino. Vá juntando aos poucos a mistura de leite, sempre a mexer. Leve novamente a lume brando e mexa até o líquido chegar a 75ºC, tornando-se num creme fino. Cuidado para não deixar ferver.

Transfira para uma taça fria e acomode a taça num recipiente cheio de gelo e água para que a mistura arrefeça rapidamente. Quando estiver completamente fria, coloque as restantes natas numa taça, bata-as até ficarem rijas e junte-as ao creme.

Leve a mistura à máquina de gelados ou utilize o processo de congelação (descrito na receita de sorbet de manga). Transfira a mistura para um recipiente e leve ao congelador durante a noite.

Corte os morangos frescos ao meio e coloque-os numa taça, polvilhados com 3 colheres de chá do açúcar em pó, cubra e leve ao frigorífico.

Corte os maracujás ao meio e retire o miolo para um processador, desfazendo o suficiente para separar as sementes da polpa mas sem as partir.

Coloque um passador sobre uma panela e verta a polpa. Com as costas de uma concha, esmague a polpa, deixando o sumo na panela, à qual vai adicionar 2 colheres de chá de sementes. Descarte as sobras. Junte ao sumo o restante açúcar em pó e leve ao lume menos de um minuto para engrossar ligeiramente. Transfira para uma taça e deixe no frigorífico.

Na manhã do dia em que vai servir o semifrio, deixe 7 horas para congelar perfeitamente antes de servir. Espalhe metade dos morangos e metade dos maracujás no fundo da forma.

Espalhe camadas de gelado utilizando uma espátula (cada camada deve ficar com cerca de 1.5cm de altura. Escorra os morangos frescos e distribua metade pelo gelado. Cubra com metade do puré de maracujá e com 5 suspiros partidos em pedaços.

Repita as camadas (ao colocar os suspiros, pressione ligeiramente para entrarem no creme). Termine com gelado: pode sobrar um pouco, uma vez que não pode deixar ultrapassar o topo da forma. Cubra com a película o excesso nas beiradas e leve ao congelador por um mínimo de 5 horas. Congele o prato de servir 30 minutos antes de colocar o semifrio. Destape a película do topo, vire o semifrio para o prato congelado, retire toda a película e corte as fatias utilizando uma faca de pão.

 

Para mais receitas compre já  a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos