Home Travel48 horas SINTRA, PORTUGAL

SINTRA, PORTUGAL

by Food and Travel Portugal
SINTRA, PORTUGAL

Das mansões coloridas aos pastéis de nata e às queijadas, esta pequena vila no meio da serra é uma verdadeira relíquia durante o verão, como descobriu Ross Belfer.

Porquê ir?

Paisagens naturais majestosas e uma magnífica arquitetura romântica são a regra geral em Sintra. Os castelos e palácios fantásticos – a par do número de restaurantes de topo e de hotéis acolhedores – estão prontos a ser explorados. Os meses de verão são ideais para visitar a vila, uma vez que o Parque Natural de Sintra-Cascais se enche de cor e as árvores estão em flor.

O que fazer?

Durante séculos, os portugueses foram atraídos de Lisboa para Sintra devido ao seu microclima temperado. Conheça a história passeando pelas artérias desta vila listada na Unesco, admire as propriedades pintadas de cores pastel, os jardins agradáveis e os palácios do século XIX, que ponteiam as colinas verdes. Comece pela Quinta da Regaleira (6€pp). Esta propriedade gótica é um sonho transcendente de floresta, grutas antigas e estruturas manuelinas que abrem caminho para um poço subterrâneo hipnotizante: o Poço Iniciático, provavelmente utilizado em rituais de iniciação à Maçonaria. Suba a colina íngreme até ao Palácio da Pena, (entrada, 14€pp) uma criação espetacular restaurada a pedido do Rei D. Fernando II. É impossível não encontrar esta construção, com a sua fachada de azulejos amarelos e roxos e torres de argila. A entrada não é barata, mas oferece um olhar incrível sobre a arquitetura de meados do século XIX e o seu parque alberga lagos escondidos, trilhos misteriosos e uma vista impressionante. O Museu das Artes de Sintra apresenta obras de artistas como Bordalo Pinheiro e António Carneiro, com trabalhos que datam desde 1900 até aos dias de hoje. As lojas de artesanato, que cobrem as ruas sinuosas da cidade antiga, são o local ideal para fazer algumas compras – veja os azulejos singulares e as cerâmicas. O Sintra Bazar também vende artigos originais para a casa. E não perca a Feira de São Pedro de Sintra (no 2º e 4º domingos de cada mês), onde pode descobrir especialidades locais como pratos de bacalhau e pastéis de nata.

Vista sobre a vila de Sintra

Onde ficar?

Sinta-se como pertencendo à realeza e opte pelo Tivoli Palácio Seteais um retiro de luxo rodeado pela natureza verdejante. Esta propriedade com 30 quartos, foi restaurada para se assemelhar ao seu esplendor original do século XVIII, com tapeçarias complexas e frescos do pintor francês, Jean-Baptiste Pillement. Para uma experiência mais bucólica, o Penha Longa é um resort extenso que alberga um convento do século XVI, duas piscinas e sete restaurantes (incluindo o LAB, de Sergi Arola, com uma estrela Michelin). O alojamento de estilo boutique, Lawrence’s Hotel é uma ótima opção se quiser ficar no centro. É um dos hotéis mais antigos da península ibérica, com 16 quartos que datam de 1764. O poeta britânico, Lord Byron, escreveu algumas páginas da sua obra Childe Harold’s Pilgrimage, quando cá esteve alojado em 1809.

Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra

Onde comer e beber?

Ver o chef Pedro Almeida a grelhar uma barriga de atum resume perfeitamente as refeições no Midori. É um conceito genial de comida japonesa com alma portuguesa, situado no hotel Penha Longa. Experimente o miso shiro de caldo verde. O Taberna Criativa é um dos preferidos pelos habitantes da vila: um bar de vinhos e bistrô com 30 lugares, liderado pelo chef Vitor Rocha. Os pratos como o bife com alho e pimenta e o carpaccio de bacalhau, voam para fora da cozinha, mas é o tributo do chef ao pastel de nata que se destaca verdadeiramente. O Café Saudade instala-se na pastelaria que outrora fornecia o Rei Fernando II com queijadas. Hoje em dia, este local charmoso é ideal para reabastecer as forças, beber um café ou comer um almoço mais leve. Perto de Sintra, o restaurante Azenhas do Mar serve o peixe mais fresco à beira-mar. Experimente o arroz de marisco com lagosta ou o bacalhau à lagareiro com um copo de vinho da Adega Regional de Colares.

A ficar sem tempo?

O Palácio de Monserrate é uma das atrações de Sintra mais tranquilas. Apanhe o autocarro 435 desde a estação de comboios e evite as multidões de fim-de-semana.

Dica de viagem: Faça também uma visita ao Cabo da Roca, o ponto mais Ocidental da Europa, a cerca de 30 minutos de Sintra. Os seus penhascos grandiosos e a vista sobre o Atlântico garantem um panorama soberbo.

Fontes de Informação

Sintra Romântica é o site da Câmara Municipal de Sintra e disponibiliza todas as informações que nos ajudam a planear uma visita.

Temperatura Média e Pluviosidade

JanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
Mín ºC668912141616151387
Máx ºC141517172023242524211614
mm434221001344

Para mais artigos de viagens adquira já a Food and Travel Portugal, à venda num quiosque perto de si!

Veja outros artigos