Home Food SOBA NOODLES COM PEITO DE PATO

SOBA NOODLES COM PEITO DE PATO

por Food and Travel Portugal
SOBA NOODLES COM PEITO DE PATO

Para 4 doses

INGREDIENTES:

300g de peito de pato
2 alhos franceses (parte branca)
2 colheres de chá de óleo vegetal
350-400g de soba noodles
5cm de rabanete branco (daikon), ou ½ rabanete preto, descascado e ralado
raspas de 4 peças de yuzu
Para a sopa
1,2 litro dashi (veja a receita mais abaixo)
5 colheres de sopa de molho de soja
5 colheres de sopa de mirin


PREPARAÇÃO:

Corte o peito de pato em fatias de 6mm e o alho francês em pedaços de 3 cm.

Aqueça o azeite numa panela e adicione o alho francês. Cozinhe em lume alto (vá mexendo) até que as partes em contacto com a panela fiquem bem douradas – não precisam de estar cozidas nesta fase. Adicione as fatias de pato e cozinhe brevemente de ambos os lados.

Quando a carne mudar de cor, adicione os ingredientes da sopa. Deixe ferver, baixe o lume e deixe a sopa ferver cerca de 3 minutos.

Enquanto isso, cozinhe os noodles de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e divida-o por quatro taças grandes. Verta a sopa. Disponha as fatias de pato e o alho francês por cima. Decore com o rabanete ralado e as raspas de yuzu.


DASHI

Dashi é o caldo básico essencial da culinária japonesa. É usado tradicionalmente para fazer a sopa de miso, em combinação com pasta de miso.

Pode congelar dashi em sacos de zip ou bandejas de cubos de gelo e tirar a quantidade que precisa sempre que quiser. Certifique-se de que sela bem o pacote de aparas de bonito após a abertura, pois ele absorve facilmente a humidade e os odores.

Se usar um dashi instantâneo, tente encontrar um sem glutamatos. Dilua com água de acordo com as quantidades indicadas na embalagem.

INGREDIENTES:

1 litro água
10g alga kombu
10g katsuobushi (flocos de bonito secos)

PREPARAÇÃO:

Coloque a água numa panela. Corte as algas kombu em 2 partes e adicione à água, depois deixe de molho pelo menos durante 30 minutos no frigorífico. Pode fazer isto na noite anterior ou algumas horas antes do preparo.

Aqueça a água com as algas em lume baixo até que inicie a fervura, cerca de 15 minutos. Não deixe ferver, ou o sabor a algas será muito forte.

Retire o kombu um pouco antes do caldo começar a ferver e adicione o katsuobushi de uma só vez. Deixe ferver em lume médio e desligue imediatamente o lume. Deixe em infusão por 10 minutos.

Coe o dashi para uma tigela. Deixe o dashi escorrer, pressionando levemente.

Para mais artigos sobre gastronomia e viagens, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais