Home Food SOPA DA COSTA AMALFITANA

SOPA DA COSTA AMALFITANA

by Food and Travel Portugal
sopa de marisco da costa amalfitana

Para 4 doses

INGREDIENTES:

1kg de peixe e marisco misto, como amêijoas, mexilhões, lagostas, lulas, chocos, lagostins, robalo, dourada
1 chalota ou ½ cebola branca
2 dentes de alho grandes
6 filetes de anchovas
1 colher de sopa de alcaparras escorridas
½ malagueta vermelha
6 colheres de sopa azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de puré de tomate
100g de tomates picados, de lata ou frescos (dependendo da época e do sabor)
300ml de água quente ou caldo de peixe quente
4 fatias de pão branco torrado


PREPARAÇÃO:

Primeiro, arranje o marisco, descartando qualquer concha aberta ou partida. As amêijoas devem ser filtradas. Limpe os mexilhões e retire as barbas. Rejeite qualquer concha que não feche. Corte o peixe em cubos de 4cm e as lulas ou chocos em anéis ou pedaços de 1cm e deixe de lado.

Pique finamente a cebola, 1 dente de alho, as anchovas, as alcaparras, a salsa e a malagueta juntos. Aqueça o azeite numa caçarola pesada e frite a mistura lentamente com uma boa pitada de sal e pimenta preta por 10 minutos. Adicione o puré de tomate e junte os tomates.

Tempere a lulas e os chocos com sal e adicione à panela. Despeje a água quente ou o caldo de peixe e cozinhe tudo cerca de 15 minutos. A seguir, adicione o peixe. Após 15 minutos, adicione o marisco. Cozinhe por mais 5-10 minutos até abrirem todas as conchas, descartando qualquer uma que fique fechada. Prove e ajuste o tempero, se necessário.

Esfregue levemente o pão torrado com o alho restante e coloque uma fatia em cada taça individual. Despeje a sopa por cima e sirva imediatamente.

Veja outros artigos