Home FoodReceitasEntradas SOPA DE BROCCOLINI COM QUEIJO AZUL

SOPA DE BROCCOLINI COM QUEIJO AZUL

por Food and Travel Portugal
SOPA DE BROCCOLINI COM QUEIJO AZUL

Pode usar a variedade de brócolos (ou de broccolini) roxa para fazer sopa, quando está disponível, já que a cor e o sabor são mais intensos. Nesta receita utilizamos o queijo Mrs Bells Blue que é produzido pela Shepherds Purse, com o leite de seu próprio rebanho de ovelhas.

INGREDIENTES:

50g de manteiga com sal
6 cebolas pequenas picadas
3 batatas descascadas e cortadas em cubos
4 talos de aipo fatiados
1,5 litros de caldo de galinha
950g de broccolini ou brócolos novos e tenros
400g de queijo cremoso azul
uma pitada de noz-moscada ralada
200ml de natas
croutons, para servir


PREPARAÇÃO:

Derreta a manteiga numa panela grande, adicione as cebolas e cozinhe suavemente por alguns minutos para amolecerem. Adicione a batata e o aipo e misture bem com a manteiga. Adicione o caldo e leve a ferver. Deixe por 15-20 minutos, até que a batata esteja quase macia.

Adicione o broccolini e continue a cozinhar por mais 3 a 5 minutos, até que os talos estejam macios. É crucial não cozer demais o vegetal, pois se estiver a usar a variedade roxa, ele perderá a cor. Desfaça a sopa em puré
imediatamente no liquidificador.

Quando estiver macio, desfaça três quartos do queijo azul e adicione uma pitada de noz moscada e um bom toque de pimenta preta, para temperar. (O queijo pode ser bem salgado, provavelmente não precisará de sal).

Junte quase todas as natas, reservando um pouco para decorar.

Sirva a sopa em taças, decore com um redemoinho de natas e desfaça por cima o queijo azul restante. Sirva quente, o mais rápido possível, com croutons.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais