Home Food SOPA DE LENTILHAS, FRANGO E CHOURIÇO

SOPA DE LENTILHAS, FRANGO E CHOURIÇO

por Food and Travel Portugal
SOPA DE LENTILHAS, FRANGO E CHOURIÇO

Para 4 doses

INGREDIENTES:

Para o caldo básico
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande finamente picada
2 dentes de alho esmagados
2 talos de aipo cortados longitudinalmente em quatro e picados
1 pimento vermelho pequeno sem sementes e picado finamente
2 tomates grandes, sem pele e sem sementes, cortados em 4
¼ de colher de chá de paprica
200g de lentilhas vermelhas, enxaguadas
1,5 litros de caldo de frango
Para a sopa
350g de mini filetes de peito de frango
2 colheres de sopa de azeite
pitada de paprica, mais extra para polvilhar
10g de folhas de salsa fresca
100g de chouriço fino, sem pele e cortado em fatias finas


PREPARAÇÃO:

Aqueça o azeite para o caldo numa panela grande. Adicione a cebola, o alho, o aipo e o pimento. Salteie em lume médio 5 minutos até estarem macios, mas não os deixe ganhar cor.

Corte os tomates novamente pela metade e adicione-os à panela com a paprica e mexa 1 minuto. Adicione as lentilhas e o caldo de frango. Cozinhe 25 minutos até que as lentilhas estejam macias. Tempere com sal e pimenta preta recém-moída.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220°C. Forre um tabuleiro com papel alumínio e coloque os mini filetes de frango. Regue com uma colher de sopa de azeite e uma pitada de paprica. Adicione sal e pimenta preta recém-moída. Certifique-se de que o tempero está bem espalhado e arrume os filetes numa única camada. Leve ao forno 8 minutos.

Vire-os e asse-os mais 10 minutos e, em seguida, retire-os do forno. Quando arrefecerem o suficiente para serem manipulados, desfie os filetes – exceto 4 – e adicione-os à panela de caldo, reservando os outros para o topo das taças.

Aqueça o resto do azeite e frite rapidamente poucas folhas de salsa de cada vez (cuidado porque vai espirrar!) até ficarem
crocantes. Retire as folhas com uma escumadeira e deixe escorrer num prato forrado com papel de cozinha. Frite o chouriço 1 minuto e junte com a salsa.

Adicione metade do chouriço à sopa e use o resto para o topo das taças. Despeje o azeite vermelho da panela para uma taça pequena e coloque na mesa quando servir.

Na hora de servir, adicione mais caldo quente na sopa se for necessário – conforme arrefecem, as lentilhas continuam a inchar. Coloque a sopa nas taças. Coloque um filete de frango no topo de cada uma, juntamente com algumas fatias de chouriço, folhas de salsa e uma colherada de azeite de chouriço vermelho.

Para mais receitas faça a assinatura anual da Food and Travel Portugal, por apenas 25€, e receba ainda um livro de receitas, gratuitamente.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais