Home FoodReceitasEntradas SOPA DE PEIXE (RECEITA DE LECCE, ITÁLIA)

SOPA DE PEIXE (RECEITA DE LECCE, ITÁLIA)

por Food and Travel Portugal
SOPA DE PEIXE (RECEITA DE LECCE, ITÁLIA)

Para 4 doses

A sopa de peixe é um prato da Apúlia (Itália) tipicamente versátil, que varia em cada localidade. Pode ser preparado de uma dúzia de maneiras diferentes – o ingrediente sempre presente é a cauda de tamboril.

 

INGREDIENTES

1 colher de sopa de azeite

1 dente de alho, picado

3 pés de salsa, picados

400g de tomates cereja, cortados ao meio

10 lagostins, com casca

1 cauda de tamboril (cerca de 380g)

Sal marinho grosso

Pitada de malagueta (opcional)

 

PREPARAÇÃO

Coloque uma colher de sopa de azeite numa panela alta e funda e adicione o alho picado, a salsa e os tomates cereja. Adicione água suficiente para cobrir o peixe quando o colocar na panela. Deixe levantar fervura com tampa, depois deixe ferver durante 5 minutos.

Deposite os lagostins e o tamboril dentro da panela. Adicione mais água quente para cobrir, se necessário. Polvilhe com sal marinho grosso e uma pitada de malagueta cortada finamente. Deixe ferver durante 25 minutos, até o tamboril estar cozido na sua totalidade. Prove e ajuste o tempero, se necessário.

Pode deixar os lagostins inteiros ou retirar as cascas. Se optar por os descascar, pique grosseiramente a sua carne e adicione novamente à sopa. De seguida, remova o tamboril. Corte-o em pedaços e recoloque-os na sopa.

Sirva a sopa quente com pão torrado, croutons ou massas pequenas, como a stelline ou farfalline, que podem ser cozinhadas separadamente antes de serem inseridas na sopa.

 

Para mais receitas compre já  a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais