Início Food SOUFFLÉ DE CHOCOLATE NEGRO

SOUFFLÉ DE CHOCOLATE NEGRO

by Food and Travel Portugal
SOUFFLÉ DE CHOCOLATE NEGRO

Para 8 unidades

 

INGREDIENTES

Manteiga derretida para untar

Açúcar em pó para cobrir as formas e finalizar

35g de manteiga sem sal

40g de farinha

1 pitada de sal

190ml de leite

85g de açúcar (35g numa taça, 50g em outra)

135g de chocolate negro (70% cacau) em pedaços

80g de gemas (cerca de 4 ovos)

125g de claras (cerca de 5 ovos)

1⁄2 colher de chá de cremor tártaro (encontra-se em lojas de artigos para confecção de bolos decorados e serve para estabilizar as claras batidas. Pode substituir por 1 colher de café de sumo de limão)

8 formas de soufflé de 6,5cm

 

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Pincele o interior das formas com a manteiga até cobrir tudo. Polvilhe com o açúcar em pó, retire o excesso e disponha sobre um tabuleiro. Misture a manteiga, a farinha e o sal com as mãos até formar uma pasta, sem deixar nenhum bocado de farinha seca.

Numa panela pequena coloque o leite e 35g de açúcar em lume médio até ferver. Baixe o lume, adicione a pasta de farinha e bata por 3 minutos ou até que a pasta dissolva completamente e a mistura fique grossa e pastosa/gelatinosa. Junte o chocolate e as gemas e mexa até obter uma mistura homogénea. Bata as claras com o cremor tártaro até formar picos leves. Adicione aos poucos os 50g de açúcar e continue a bater até formar picos brilhantes.

Junte 1/3 do merengue à mistura de chocolate e mexa suavemente antes de juntar o restante merengue. Distribua a mistura pelas taças sem chegar ao topo. Leve ao forno de imediato 9-10 minutos.

Polvilhe os soufflés com açúcar em pó, logo que os retirar do forno, e sirva em seguida.

 

Para mais receitas compre já a revista Food and Travel Portugal. Num quiosque perto de si

Veja outros artigos