Home Food SPAGHETTI COM BACON E ALMÔNDEGAS

SPAGHETTI COM BACON E ALMÔNDEGAS

por Food and Travel Portugal
SPAGHETTI COM BACON E ALMÔNDEGAS

Esta receita é ideal para preparar com os mais novos! Aventure-se na cozinha durante o fim-de-semana e leve as crianças consigo. O sucesso é garantido!

Para 4-6 doses (Faz cerca de 30-40 mini almôndegas)

INGREDIENTES:

2 fatias de pão branco de boa qualidade, sem côdea
80ml de leite morno
910g carne de vaca picada
2 fatias de bacon cortadas finamente
4 fatias finas de salame seco curado cortadas finamente
2 dentes de alho esmagados
¼ de uma cebola branca cortada finamente
3 ovos grandes batidos levemente
25g de queijo Manchego ou Parmesão ralado, mais um pouco para servir
2 c. sopa de folhas de salsa fresca picadas
½ c. chá de pimenta preta moída no momento, mais um pouco para servir
½ c. chá de sal marinho, mais um pouco para o molho
2 c. sopa de azeite, mais um pouco para o molho
1 lata grande de tomate pelado inteiro
1 punhado de folhas de manjericão (opcional)
Spaghetti


PREPARAÇÃO:

Ensope o pão no leite numa tigela grande virando as fatias para que o absorvam. De seguida, passe-as para uma tábua e corte finamente. Junte o pão, a carne picada, o bacon, o salame, o alho, os ovos, o queijo, a salsa, a pimenta preta e o sal na tigela e, com as mãos lavadas, misture tudo até se formar uma pasta homogénea.

Forme pequenas almôndegas com 2,5-5cm e coloque-as num tabuleiro. (Vá passando as mãos por água fria de vez em quando para que a carne não fique colada.) Arrefeça o tabuleiro durante 10 minutos enquanto prepara o resto dos ingredientes.

Aqueça uma frigideira grande ou duas mais pequenas em lume alto. Coloque o azeite e espere até borbulhar, de seguida adicione as almôndegas numa única camada, trabalhando com apenas algumas de cada vez, sem encher demasiado a frigideira. Frite as almôndegas deixando-as cozinhar sem mexer até todos os lados ficarem dourados, durante cerca de 3 minutos em cada lado, adicionando azeite caso necessário (use uma pinça para ser mais fácil manuseá-las). Retire do lume e reserve numa travessa.

Coloque o tomate pelado na mesma frigideira, e esmague com um esmagador de batatas ou um garfo para desfazer os pedaços maiores; raspe o fundo da frigideira para incorporar os restos de almôndegas dourados. Junte o manjericão (se quiser), uma pitada ou duas de sal e um fio de azeite. Deixe o molho ferver durante cerca de 30 minutos, até engrossar e apurar. Entretanto cozinhe o spaghetti em água salgada até ficar al dente.

Volte a colocar as almôndegas no molho até ficarem quentes no centro. Divida o spaghetti pelas tigelas ou pratos e coloque uma quantidade generosa de molho e almôndegas. Para servir, polvilhe com queijo ralado e uma pitada de pimenta preta.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais