Para 4 doses
Pode comprar carne de caranguejo fresca em peixarias ou congelada. Em alternativa, compre o caranguejo recém-cozido e retire toda a carne.
INGREDIENTES:
280g de massa folhada
250g de carne de caranguejo branco fresco
3 gemas
200ml de natas gordas
1 colher de sopa de estragão fresco picado
Pitada de pimenta caiena
75g de queijo Comté (ou Gruyère)
250g de espargos, aparados e cortados ao meio
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sumo de ½ limão
½ colher de chá de mostarda Dijon
pequeno punhado de folhas de rúcula
folhas frescas de estragão
sal e pimenta
PREPARAÇÃO:
Pré-aqueça o forno a 200°C. Abra e pressione a massa folhada numa forma de tarte retangular de 12x35cm, apare o excesso e pique a base com um garfo. Deixe descansar por 20 minutos, cubra com papel vegetal e feijões crus e leve ao forno durante 12 minutos. Retire o papel e o feijão e cozinhe por 10-12 minutos, até que a massa fique crocante e dourada. Reserve.
Verifique a carne de caranguejo e descarte qualquer cartilagem. Bata as gemas, as natas, o estragão, a pimenta, o sal e a pimenta caiena até obter um conjunto homogéneo. Junte a carne de caranguejo e três quartos do queijo. Verta sobre a massa folhada e leve ao forno por 30 minutos, até dourar e ficar firme. Deixe arrefecer.
Branqueie os espargos numa panela com água a ferver, levemente salgada, por 2 minutos. Escorra-os, refresque-os com água fria e seque-os. Reserve. Misture o azeite, o sumo de limão, a mostarda, o sal e a pimenta.
Sirva a tarte sobre uma tábua e espalhe os espargos por cima com a rúcula e o estragão. Regue com o molho e sirva em fatias.
Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!