Home Food TARTE DE CEBOLA CARAMELIZADA COM FRANGO ASSADO EM SUMAGRE

TARTE DE CEBOLA CARAMELIZADA COM FRANGO ASSADO EM SUMAGRE

por Food and Travel Portugal
TARTE DE CEBOLA CARAMELIZADA COM FRANGO ASSADO EM SUMAGRE

Para 6 doses

INGREDIENTES:

Para a massa
350g de farinha
1 colher de chá de açúcar
225g de manteiga fria sem sal, cortada em cubos pequenos
1 ovo
Para o recheio de cebola
125ml de azeite
8 cebolas médias finamente fatiadas
4 dentes de alho fatiados
1 colher de sopa de açúcar
pequeno punhado de raminhos de tomilho, mais extra para decorar
2 colheres de sopa de sumagre, mais extra para cobrir o frango
6 peitos de frango com osso
Azeite
Para decorar
sementes de romã fresca
65g de pinhões torrados
Para acompanhar
iogurte
2 formas de fundo amovível de 33cm x 9cm
papel alumínio ou papel vegetal
feijões ou grão crus


PREPARAÇÃO:

Para a massa, coloque numa tigela a farinha, 2 colheres de chá de pimenta preta moída, uma pitada de sal e o açúcar. Misture, adicione a manteiga fria e esfregue-a na farinha com os dedos para obter uma consistência esfarelada. Faça um buraco no centro e despeje 40ml de água fria e o ovo.

Misture rapidamente para fazer uma massa lisa. Faça um disco ligeiramente achatado e cubra com película. Leve ao frigorífico por uma hora até que esteja pronto a usar.

Pré-aqueça o forno a 190°C. Abra a massa para caber nas duas formas retangulares de fundo falso. Fure as bases com um garfo. Leve ao frigorífico por 20 minutos. Forre as massas com papel vegetal ou papel alumínio, encha com o feijão seco para evitar que suba e leve ao forno por 15 minutos.

Retire o feijão e o papel, baixe a temperatura do forno para 180°C e asse por mais 15 minutos até que as bases tenham uma cor dourada clara. Retire para arrefecer completamente. Retire das formas, coloque em travessas planas e reserve.

Coloque o azeite numa panela grande pesada. Em lume médio, refogue a cebola e o alho. Tempere com sal e pimenta a gosto e o açúcar. Mexa para cobrir bem as cebolas e diminua o lume.

Adicione o tomilho fresco. Cozinhe delicadamente, mexendo com cuidado para não queimar. As cebolas vão caramelizar e ficar doces enquanto cozinham. Isso levará cerca de 40 minutos.

Quando estiverem muito macias, retire-as do lume e misture o sumagre. As cebolas vão ganhar uma cor rosada. Despeje numa peneira por cima de uma tigela para escorrer o excesso de líquido.

Pré-aqueça o forno a 190°C. Cubra o frango com azeite, sal, pimenta e sumagre e leve a assar cerca de 30-40 minutos. Quando estiver cozinhado, retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe repousar.

Para montar a tarte, espalhe as cebolas caramelizadas na massa. Retire o frango dos ossos, fatie e coloque em cima das cebolas. Decore com sementes de romã, pinhões e alguns raminhos de tomilho fresco.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais