Home Food TARTE DE CHOCOLATE E NOZES PECÃS

TARTE DE CHOCOLATE E NOZES PECÃS

por Food and Travel Portugal
TARTE DE CHOCOLATE E NOZES PECÃS
Doses: 8-10

INGREDIENTES:

Para a base de bolacha
110g de farinha
60g de manteiga sem sal, em cubos
40g de açúcar
30g de ovos (cerca de 1⁄2 ovo)

Para o creme de chocolate cozido
45g de chocolate negro em pedaços
100ml de leite
100ml de natas
40g de claras (cerca de 2 ovos)
20g de açúcar mascavado
15g de mel
15g de manteiga sem sal derretida
1⁄4 de colher de chá de pasta de baunilha (retirada da vagem)

Para as nozes pecãs
90g de nozes pecãs
45g de mel claro
150ml de natas para bater
Sumo de 2 limões
1⁄2 de vagem de baunilha (só a pasta)
45g de xarope de glucose
5g de sal
120g de açúcar
60g de chocolate branco em pedaços

Forma de tarte de 25 cm
Arroz cru ou outro cereal para ir ao forno e dar forma à massa


PREPARAÇÃO

Peneire a farinha para uma tigela e adicione a manteiga até formar uma massa esfarelada. Pode usar as mãos e é importante não bater demais a massa nesta fase.

Numa tigela misture o açúcar, uma colher de chá de água e o 1⁄2 ovo batido. Junte à mistura esfarelada e amasse, sem bater demais. Faça um quadrado plano com a massa e embrulhe em película aderente, levando ao frigorífico por uma hora.

Pré-aqueça o forno a 170ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Retire a massa do frigorífico e estenda sobre uma superfície lisa, ligeiramente polvilhada com farinha. Estenda a massa com cerca de 3mm de espessura, cobrindo o fundo e as laterais da forma. Leve ao frigorífico por cerca de 15 minutos.

Quando a massa estiver firme, apare as bordas com uma faca. Corte um círculo de 25cm de papel vegetal, amarrote-o fazendo uma bola e depois estique-o, pressionando firmemente sobre a base da tarte. Encha com arroz cru, uma vez mais pressionando a base, e leve ao forno 8-10 minutos. Retire do forno e remova o arroz e o papel vegetal.

Para o creme cozido, pré-aqueça o forno a 90ºC. Coloque o chocolate numa tigela. Numa panela pequena coloque o leite e as natas em lume médio. Deixe ferver e junte ao chocolate, mexendo até derreter.

Numa outra tigela, bata as gemas, o açúcar mascavado, o mel, a manteiga derretida e a pasta de baunilha. Junte a mistura de chocolate e bata suavemente. Coloque o creme de chocolate na base de tarte assada. Leve ao forno 25-30 minutos até que o creme esteja firme ao abanar. Deixe arrefecer à temperatura ambiente.

Para tostar as nozes, pré-aqueça o forno a 160ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Pique as nozes grosseiramente e disponha-as sobre o tabuleiro. Leve ao forno 8-10 minutos e deixe arrefecer. Reserve.

Coloque o mel, as natas, o sumo de limão, a baunilha, a glucose e o sal numa panela em lume médio. Deixe ferver, retire do lume e reserve. Coloque o açúcar numa panela em lume médio. Mexa cuidadosamente até o açúcar dissolver e caramelizar por completo num tom dourado. Retire do lume e bata junto com a mistura de mel até criar um caramelo.

Coloque o chocolate branco numa tigela e deite o caramelo sobre ele, mexendo até misturar. Para finalizar, disponha as nozes por cima do creme de chocolate. Verta o caramelo. A tarte deve ser conservada no frigorífico.

Fique a par de todas as novidades dos mundos da gastronomia e das viagens em foodandtravelportugal.pt.

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais