Home Food TARTE DE LIMÃO E MERENGUE

TARTE DE LIMÃO E MERENGUE

por Food and Travel Portugal
TARTE DE LIMÃO E MERENGUE

Para 6 doses

Receita do chef Gordon Ramsay

INGREDIENTES:

Para o recheio de limão
Sumo de 2 limões
175g de açúcar
6 gemas de ovos grandes
250g de natas gordas
Para o merengue
175g de açúcar
4 claras de ovos grandes
Para a massa (cerca de 500g)
125g de manteiga sem sal amolecida à temperatura ambiente
90g de açúcar refinado
1 ovo grande
250g de farinha
Forma de tarte de 20cm com fundo amovível

PREPARAÇÃO:

Leve a manteiga e o açúcar a um processador e bata até misturar. Junte o ovo e bata mais 30 segundos. Junte a farinha e bata alguns segundos, até a massa ficar homogénea. Tenha cuidado para não bater muito ou a massa ficará rija. Junte uma colher de sopa de água fria se a massa parecer muito seca. Polvilhe ligeiramente uma superfície com farinha e forme um pequeno círculo com a massa. Cubra com película aderente e reserve por 30 minutos.

Estenda a massa numa superfície levemente polvilhada com farinha até ficar com 3mm de espessura. Forre a forma, pressionando a massa até as bordas e deixe descair para fora um pouco do excesso de massa. Reserve por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 190 ºC. Cubra a massa com papel alumínio e encha com feijão ou arroz cru. Leve ao forno por 15-20 minutos até que as bordas fiquem ligeiramente douradas. Remova o alumínio e os feijões e asse por mais 5 minutos até a base cozer. Deixe arrefecer e apare as bordas da massa. Reduza a temperatura do forno para 140ºC.

Misture todos os ingredientes do recheio, sem mexer demasiado. Coloque a base da tarte na grelha a meio do forno e puxe a forma para fora, mantendo-a sempre nivelada. Coloque o recheio e leve ao forno por 30 minutos até assentar. Desligue o forno e deixe a tarte no interior, até arrefecer completamente (algumas horas ou até durante a noite).

Para o melhor resultado, faça o merengue 10-15 minutos antes de servir.

Ligue o forno na opção de grelhar por cima na temperatura máxima. Coloque o açúcar numa panela em fogo baixo. Não deixe derreter, apenas aqueça até ficar morno. O ligeiro calor do açúcar ajuda a estabilizar as claras quando batidas.

Bata as claras numa tigela limpa e seca. Gradualmente, vá juntando o açúcar morno, um pouco de cada vez, sempre a bater até as claras formarem picos firmes. Quando o açúcar estiver misturado, o merengue deve ter o triplo do volume e deve estar firme e brilhante.

Espalhe o merengue sobre a tarte e leve ao forno por 2-3 minutos até ficar tostado nos picos. Em alternativa pode usar um maçarico.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais