Home Food TARTE DE MERENGUE DE SÃO CLEMENTE

TARTE DE MERENGUE DE SÃO CLEMENTE

por Food and Travel Portugal
TARTE DE MERENGUE DE SÃO CLEMENTE

Para 6-8 doses

INGREDIENTES:

Para a base de massa de gengibre:
200g de farinha de trigo, mais extra, para polvilhar
100g de manteiga fria, cortada em pequenos cubos
2 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de gengibre
cristalizado finamente picado
1 gema de ovo
Para o creme de limão e laranja
raspas e sumo de 4 limões
raspas e sumo 2 laranjas
30g de farinha de milho
3 gemas de ovo
170g de açúcar
20g de manteiga
Para o merengue
4 claras de ovo
200g de açúcar


PREPARAÇÃO:

Para fazer a massa, coloque a farinha e uma pitada de sal numa tigela grande. Adicione a manteiga e use a ponta dos dedos para esfarelar suavemente a mistura até que se pareça com pão ralado fino. Acrescente o açúcar em pó e o gengibre, adicione a gema de ovo e 2 colheres de sopa de água. Usando uma faca, mexa tudo para que as migalhas se unam numa massa.

Adicione um pouco mais de água se necessário, mas seja cauteloso, para o preparado não ficar muito húmido.

Usando as mãos, amasse ligeiramente a mistura numa superfície de trabalho enfarinhada para criar uma bola lisa. Enrole-a em película aderente e leve ao frigorífico pelo menos por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Abra a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada até ficar com uma espessura de cerca de 5mm, depois use-a para forrar uma forma de tarte de 23cm. Pressione a massa firmemente na forma, depois retire as bordas salientes. Pique o fundo com um garfo, forre com papel vegetal e encha com feijão ou arroz crus.

Leve ao forno por 15 minutos. Retire o papel e o feijão e cozinhe por mais 5-8 minutos, ou até que a massa esteja dourada. Retire do forno e reserve, deixando o forno ligado.

Para fazer o creme do recheio, coloque as raspas e o sumo dos citrinos numa panela com 50ml de água. Junte a farinha de milho até a mistura ficar homogénea e deixe ferver. Reduza o lume para médio baixo e misture as gemas, o açúcar e a manteiga. Continue a cozinhar, mexendo sempre, por cerca de 7 a 10 minutos até a mistura ficar espessa como um creme.

Retire do lume e deixe arrefecer por 5 minutos. Use uma colher para espalhar o creme na massa. Se gostar, pode refrigerar até ser necessário.

Para fazer o merengue, coloque as claras numa tigela grande e bata até formar picos firmes. Adicione o açúcar, 1 colher de sopa de cada vez, até ficar uma mistura firme e brilhante. Espalhe com uma colher sobre o creme de limão, usando a colher, para criar um efeito de redemoinho.

Leve ao forno cerca de 15 minutos, até que o merengue esteja levemente dourado no topo. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de servir, para garantir que o recheio está firme.

Para mais receitas, faça já a assinatura da Food and Travel Portugal ou adquira a revista num quiosque perto de si!

Veja outros artigos

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumimos que concorda com isto, no entanto pode optar por discordar. Aceitar Leia Mais